Sopa de grão-de-bico com linguicinha

O grão-de-bico em lata é o atalho para essa sopa bem fácil e prática. O segredo está no refogado bem caprichado que deixa o caldo cheio de sabor.


INGREDIENTES

2 latas de grão-de-bico cozido (cerca de 3 xícaras (chá))
2 tomates italianos maduros
1 cenoura
1 talo de salsão (cerca de ½ xícara (chá) picado fino)
½ cebola
1 dente de alho
1 litro de água
½ colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de páprica doce
1 louro
200 g de linguiça aperitivo (cerca de 8 linguiças)
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Faça o pré preparo: passe o grão-de-bico por uma peneira e deixe escorrer bem a água; numa tigela, reserve 1 xícara (chá) dos grãos para a finalização; descasque e pique fino a cebola e o alho; descasque e corte a cenoura em cubinhos; descarte as folhas e corte o talo do salsão em cubinhos; lave, seque, descarte as sementes e corte os tomates em cubinhos. 

Leve ao fogo médio uma panela média para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola, a cenoura e o salsão picados. Tempere com 1 colher (chá) de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar. 

Acrescente o tomate e mexa bem, pressionando com a espátula, até formar uma pastinha. Junte o alho, o cominho, a páprica, a folha de louro e mexa por apenas 1 minuto para perfumar. 

Adicione 2 xícaras (chá) do grão-de-bico, regue com 1 litro de água, misture e deixe cozinhar em fogo médio. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos.

Enquanto isso prepare os ingredientes para a finalização. 

Leve ao fogo médio uma frigideira de preferência antiaderente. Quando aquecer regue com um fio de azeite, coloque as linguiças inteiras e junte a xícara (chá) de grão-de-bico reservado.

Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 10 minutos até dourar. 

Desligue o fogo, transfira as linguiças para uma tábua e corte em fatias finas. Reserve o grão-de-bico dourado na frigideira. 

Passado os 20 minutos do tempo de cozimento da sopa desligue o fogo. Descarte a folha de louro e transfira a sopa para o copo do liquidificador. Bata até ficar lisa e cremosa. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa. Sirva a seguir com a linguicinha fatiada e o grão-de-bico dourado.
 

DROGARIAS POUPAQUI


i7 Notícias i7 Notícias