Câmara homenageia José Gilberto Nogueira Miguel

A moção é de autoria do vereador Vitor Bini.



José Gilberto Nogueira Miguel

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (21), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Vitor Bini, que parabeniza o piloto José Gilberto Nogueira Miguel, pela brilhante carreira e aposentadoria, pilotando a maior aeronave do mundo.

José Gilberto apaixonou-se por aviões ainda na sua infância, quando brincava que era piloto de aviões. Desde criança teve uma curiosidade e vontade de voar. Tudo que voava o impressionava, mas como seus pais tinham condições financeiras limitadas não era possível adquirir aviões em miniatura, precisando simular o movimento do avião apenas com as mãos.

Após sua primeira experiência como passageiro de avião, teve a certeza de que queria ser piloto de aeronave; um dia teve a oportunidade de voar no campo de avião de Paraguaçu Paulista com o instrutor Aluízio, que o chamou para fazer um voo, que foi emocionante, o que colaborou ainda mais com esse desejo.

Nessa época, muito importante foi o Sr. Onório Anhesim (in memorian) para o qual Gilberto contou que os recursos financeiros de seus pais não eram suficientes para pagar o “brevê”. Momento em que Onório o indagou sobre a vontade de ser piloto e lhe propôs que se o mesmo trabalhasse na Discoteca Emanuelle, em Conceição de Monte Alegre, lhe pagaria duas horas de voo por semana. 

Gilberto então trabalhava na mencionada discoteca e quando chegava no domingo recebia o dinheiro para pagar as duas horas de voo e o necessário para sua alimentação. Para concluir as 40 horas de voo foi imprescindível muito tempo de estudo. Enquanto os amigos o chamavam para sair nos finais de semana, Gilberto ficava em casa para estudar.

Seu primeiro emprego na área da viação foi como instrutor teórico após um piloto de Marília o vir no aeroporto de Paraguaçu Paulista estudando e questionar-lhe sobre seus conhecimentos teóricos, que eram muito bons pela sua dedicação, o que resultou no convite para ir ao aeroclube de Marília para dar instrução teórica. Em Marília ficou como instrutor de teoria por quase um ano, passando na sequência a ser instrutor de voo.

José Gilberto foi contratado para ser co-piloto da aeronave de uma empresa. Um ano após, ingressou na função de piloto, mas ainda permaneceu sendo instrutor no aeroclube de Marília. Passaram-se dois anos e meio e a empresa vendeu os aviões, quando permaneceu em Marília fazendo voos freelances e voando na Cooperativa dos Cafeicultores de Garça.

Apenas dois meses como piloto na referida Cooperativa, ele teve um grande convite, que o levou para uma companhia aérea, a antiga TAM, hoje Latam. Contratado pela TAM no dia 14 de agosto de 1989, pouco tempo depois Gilberto ingressou no projeto Fokker 100, onde foi designado a ser co-piloto.

Tanto Gilberto como sua turma já conseguiram começar voando no avião que era top de linha na época. Foi a sua primeira viagem internacional como passageiro. Fez o seu curso na Holanda de 40 dias, voltou, ficou dois anos e pouquinho como co-piloto, então foi comandante de Fokker 27. A empresa foi crescendo e chegou a comandante de Boeing 777.

O Boeing que Gilberto foi comandante tem a capacidade para 500 pessoas, incluindo tripulação, sendo considerado, atualmente, o maior avião bimotor de passageiros do mundo. 31 anos depois de ingressar na TAM, José Gilberto usou o seu uniforme e o seu quepe pela última vez, no seu voo de despedida, que aconteceu no dia 8 de agosto, de Guarulhos para Londres. 

“Agora, Gilberto retornou para a sua terra natal para a merecida aposentadoria. Prestamos portanto o nosso reconhecimento a este grande comandante por sua bela trajetória profissional, numa demonstração de reconhecimento e gratidão do Poder Legislativo paraguaçuense a esse cidadão”, disse o autor Vitor Bini.
 



i7 Notícias
-->