Igrejas católicas de Paraguaçu Paulista retornam às missas presenciais na próxima semana

As igrejas católicas de Paraguaçu Paulista ficaram fechadas para os fiéis desde o início da pandemia do novo coronavírus. Desde então, as missas passaram a ser celebradas via online.


Os Freis Agostinianos Recoletos de Paraguaçu Paulista emitiram um comunicado informando que, após sete meses, as igrejas católicas retornarão às missas presenciais no próximo dia 10 de outubro, porém, com algumas restrições.

Confira abaixo o comunicado na íntegra:

COMUNICADO À COMUNIDADE CATÓLICA DE PARAGUAÇU PAULISTA

Caríssimos fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Paz, já se passaram praticamente sete meses que as portas de nossas igrejas se fecharam, porém não a esperança e a confiança de que voltariam a abrir-se novamente. Durante todo esse tempo, nós os freis Agostinianos Recoletos, junto à comunidade de fiéis, temos sido coerentes e consequentes com a realidade, optando sempre pela vida de todos, sem exceção, com decisões respaldadas pelas autoridades, civis e eclesiásticas, e apoiadas pela grande maioria do povo de Deus.

Não poucos foram os momentos de tristeza, vividos por nós os freis, ao vermos as igrejas sem a presença daqueles que dão razão de ser em sua existência: a comunidade de fiéis.

Entretanto, desde aquele 18 de março nunca nossos fiéis ficaram desamparados, pois todos os dias a santa missa seguiu realizando-se. Ali em cada celebração, o povo de Deus tem sido de total participação, pois a Santa Eucaristia é comunhão de irmãos, e ela sempre é em intenção do povo amado do Senhor.

Não faltaram aqueles que exigissem a volta das celebrações presenciais. Na verdade, todos nós queríamos que nunca tivessem deixado de acontecer, mas a realidade nos mostrava que o amor pelo irmão é maior. Assim, o sacrifício nos levou a entender que a Igreja é um todo, não pequenas partes isoladas. A Eucaristia é integração da unidade dos fiéis, pois, qual o real sentido participar do banquete sem todos os irmãos presentes?

Muitos foram os momentos de críticas aos freis nesses quase 7 meses, porém muitíssimos mais os que assumiram caminhar de mãos dadas conosco, obedientes às orientações e decisões, sem questionar, simplesmente orando e confiando nos freis. Muito agradecidos estamos com todos os que veem se mantendo na fé, na oração e na obediência.

Portanto, quisera anunciar o início de uma nova etapa para a vida de nossa Paróquia. No próximo dia 10 de outubro, nossas igrejas reabrirão suas portas novamente. Retomaremos nossas missas presenciais. Porém, lembramos que não voltamos à normalidade, pois nossas vidas devem se adaptar a um novo normal de viver. Seguiremos rigorosamente as normas e protocolos expedidos em cada Decreto Municipal.

Com isso, entramos na primeira fase de missas presenciais, na nossa paróquia, assumindo o prescrito no Decreto Municipal nº 6.630 de 29 de setembro de 2020. Assim, recomendamos aos fiéis pertencentes ao grupo de risco (idosos de 60 anos ou mais) e aos mais vulneráveis à Covid-19 (portadores de doenças preexistentes, como diabetes, obesidade, cardíacos entre outras), que permaneçam em suas residências, realizando suas orações de maneira reservada e optando pela participação não presencial. Porém, aqueles que se sentirem saudáveis poderão participar das missas presenciais. Atenção: Segundo o mesmo Decreto no número 11.1.2, às crianças menores de 12 anos não estão permitidas o acesso as missas presenciais, nesta primeira fase, pois são assintomáticas e altamente transmissoras do vírus. Pedimos total compreensão dos pais e responsáveis.

Caríssimos irmãos, prontamente estaremos os freis, juntamente com os coordenadores das comunidades, ministérios, pastorais e grupos, informando os procedimentos a serem assumidos, para participarem nos diferentes horários de missas, que serão oferecidas nas diferentes igrejas de nossa paróquia. Obrigado a todos pelas orações, paciência e obediência. Que Nossa Senhora da Paz interceda a seu Filho Jesus, por cada um de nós, pela nossa Paraguaçu Paulista. Deus vos abençoe.

 Freis Agostinianos Recoletos
 Paraguaçu Paulista - SP

 



i7 Notícias
-->