Caso foi confirmado como autóctone e aguarda laudo final para tipo da doença
Coordenador da Divisão de Zoonoses, Lupércio Garrido - Foto: Arquivo
Um representante comercial de 23 anos morador em Oscar Bressane (40 km de Marília) foi diagnosticado com dengue no último dia 7, o único registrado na cidade até agora. Saúde investiga ainda se o tipo da doença é hemorrágica.
O caso foi confirmado como autóctone e a vítima trabalha visitando várias cidades na região, inclusive Marília.
Segundo a mãe do jovem, que pediu para não ser identificada, o contágio foi descoberto após ele apresentar alguns dos sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça e vômito. “Ele fez exames no Posto de Saúde daqui e foi encaminhado ao Hospital das Clínicas de Marília, onde foi confirmada a doença”.
Ela disse ainda que o filho já estava bastante debilitado pelo contágio e ficou hospitalizado por três dias fazendo o tratamento. “Ele já chegou ao hospital com 83 mil plaquetas e elas caíram até 40 mil”, contou.
Isto geralmente acontece nos casos de dengue hemorrágica, forma mais letal da doença, porque o vírus diminui a produção das plaquetas (células responsáveis pela formação de coágulos). Em uma pessoa saudável, o ideal é que haja 200 mil delas. Quando atingem abaixo de 50 mil, os sangramentos surgem.
Mesmo com a não confirmação do caso, as autoridades de Oscar Bressane já reforçaram as medidas de prevenção. “Vamos diminuir os riscos de surgimento de novos casos aumentando a nebulização”, afirmou o secretário da Saúde, Luis Antônio Romano.
Em Marília, já foram contabilizados até agora 65 casos, número considerado baixo.
“Mesmo se for confirmado o tipo hemorrágico, as ações de combate à doença não mudam”, afirma Lupércio Garrido, coordenador da Divisão de Zoonoses. Ele completou, dizendo que os locais freqüentados pelo jovem na cidade serão nebulizados.
Fonte: Jornal Diário de Marília