Paraguaçuense é ordenado diácono durante celebração em Assis

O diácono Renan exercerá seu ministério diaconal na Paróquia São João Batista, na cidade de Iepê.



Diácono Renan Aparecido de Souza

O jovem paraguaçuense Renan Aparecido de Souza foi ordenado diácono pelo bispo diocesano Dom Argemiro de Azevedo, bispo diocesano de Assis, na última segunda-feira, dia 14. A solene celebração ocorreu na Catedral diocesana na cidade de Assis. 

Foram ordenados também, junto com o Diácono Renan, outros dois jovens seminaristas: Gustavo César Pombal da Silva Granado, da Paróquia São João Batista de Iepê, e Guilherme Caetano da Silva, da Pároquia São Sebastião de Nantes. 

O diácono (vem da palavra diaconia, que significa serviço) está presente na Igreja desde o tempo apostólico, como pode ser visto nas Sagradas Escrituras nos Atos dos Apóstolos (6,1-7). De acordo com o Catecismo da Igreja Católica nos números 1569-1570 “ No grau inferior da hierarquia encontram-se os diáconos. São-lhes impostas as mãos ‘não para o sacerdócio, mas para o serviço’. Para a ordenação ao diaconado, só o bispo impõe as mãos, significando assim que o diácono está especialmente ligado ao Bispo nas tarefas de sua diaconia. Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo. São marcados pelo sacramento da Ordem com um sinal (“caráter”) que ninguém poderá apagar e que os configura a Cristo que se fez ‘diácono’, isto é, servidor de todos. Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir ao Bispo e aos padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoa-lo, proclamar o Evangelho e pregá-lo, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.”

O diácono Renan exercerá seu ministério diaconal na Paróquia São João Batista, na cidade de Iepê.



i7 Notícias
-->