Equipe da Maria Fumaça passa por treinamento para retomar passeios turísticos

O trem turístico, com capacidade para 96 passageiros, está sem operar desde 2016 e a expectativa é que ele seja finalmente reativado em meados de março.


A Maria Fumaça da Estância Turística de Paraguaçu Paulista está prestes a voltar aos trilhos e para garantir que tudo ocorra conforme o esperado, a prefeitura tem se dedicado aos últimos ajustes. Antes de retomar os passeios até o distrito de Sapezal, operadores da locomotiva passaram por um treinamento especial.  

Na quarta-feira, 13 de janeiro, a equipe formada por maquinista, operador de caldeira e pessoas que vão atuar na prestação de serviços participou de um curso de Regulamento Operacional ministrado pela Rumo Logística, Malha Sul Regional de Bauru. O treinamento de segurança abrangeu normas utilizadas no dia a dia e simulações. 

Segundo Alessandro Nicolau, líder operacional da Rumo, foram repassados três módulos de operações envolvendo procedimentos dos mais básicos como conhecimentos sobre ferrovia até os mais avançados como o treinamento específico para manobrista.

O líder operacional explica que o curso tem como fundamento diretrizes que colocam a segurança como foco na tomada de qualquer decisão. “Também integramos o programa que chamamos de sete regras da vida, que consistem em repassar situações já vivenciadas dos quais nos baseamos para evitar que ocorram novamente como, por exemplo,  questões ligadas ao uso de álcool e droga durante o trabalho, ao alinhamento correto do engate e ao bloqueio do trem em casos de urgência”, ressaltou o líder.

O treinamento tem validade de um ano e pode ser auditado e a equipe passar por novos testes em ocasiões específicas. O trem turístico, com capacidade para 96 passageiros, está sem operar desde 2016 e a expectativa é que ele seja finalmente reativado em meados de março. O trajeto de 12 quilômetros entre Paraguaçu Paulista e o distrito de Sapezal promete ser, além de totalmente seguro, uma experiência inesquecível.
 



i7 Notícias
-->