Com 17 doses, menor cidade de SP vacina 40% dos profissionais de saúde contra a Covid

Doses da CoronaVac chegaram à Borá, município de 838 habitantes, e foram aplicadas na manhã desta sexta-feira (22) em 17 profissionais de saúde. Cidade não tem casos ativos da doença.



Borá vacina profissionais de saúde contra a Covid - Foto: Prefeitura de Borá/Divulgação

Menor cidade do estado de São Paulo, Borá (SP) realizou na manhã desta sexta-feira (22) a vacinação de profissionais da saúde contra Covid-19. As vacinas contra a Covid-19 chegaram na cidade nesta quinta-feira (21). Com 838 habitantes, Borá recebeu 17 doses da CoronaVac e, com elas, já vacinou 40% dos profissionais de saúde do município.

A quantidade faz parte das quase 6 milhões de doses importadas da CoronaVac que tiveram a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no domingo (17). As vacinas começaram a ser distribuídas na segunda-feira (18).

Nesta sexta-feira (22), a Anvisa deve liberar o uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da Coronavac, produzidas pelo instituto Butantan, e 2 milhões de doses da vacina da Astrazeneca devem chegar ao país.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da cidade, Aline Martins Squarsso, foram escolhidas para a imunização pessoas que atuam na linha de frente do combate à doença.

"O critério foi quem lida mais com casos de Covid, quem transporta, coleta exames e quem atende os pacientes com sintomas no posto de atenção básica", explica Aline.

A primeira moradora a receber a dose da CoronaVac em Borá foi uma técnica de enfermagem que trabalha há muitos anos na unidade de saúde do município. Segundo a coordenadora, ainda não há previsão para a chegada de mais imunizantes na cidade.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira (21), Borá registrou oito casos de coronavírus desde o início da pandemia, mas todos os pacientes já estão curados da doença. O município também não registrou mortes por Covid.

Casos em Borá

O primeiro caso de coronavírus registrado em Borá foi no dia 2 de junho, em uma técnica de enfermagem que trabalha na Santa Casa de Paraguaçu Paulista, a cerca de 20 quilômetros de distância da cidade.

Desde o início da pandemia, Borá adotou medidas para evitar a disseminação da Covid na cidade, como restrição das atividades econômicas e um enfermeiro trabalhando no período noturno na unidade de saúde do município.
 



i7 Notícias
-->