Câmara aprova moção parabenizando Almira Ribas Garms

A moção parabeniza a Sra. Almira Ribas Garms, a primeira mulher a exercer os cargos de Presidente do Poder Legislativo e de Prefeita em nosso município.



Na Sessão Ordinária de segunda-feira (1º), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria da vereadora Vilma Bertho, que parabeniza a Sra. Almira Ribas Garms, a primeira mulher a exercer os cargos de Presidente do Poder Legislativo e de Prefeita em nosso município.

Almira Ribas Garms é graduada pela FUNDAP com especialização em Politicas Públicas para mulheres; e em Teologia pelo Instituto Betel de Ensino Superior e Enfrentamento a Pobreza pela PUC-SP; pós-graduada em Gestão Pública na FEMA.

Foi Presidente do Fundo Social de Solidariedade de 1977 a 1980, nomeada pelo governador Mario Covas. Almira foi designada Ouvidora da Secretaria Estadual de Assistência Social, tendo sido reconduzida a mesma função pelo governador Geraldo Alckmin.

Foi eleita vereadora por 4 anos consecutivos a partir de 1996, sendo a mais votada pela história do município, tendo ocupado a Presidência da Câmara em duas legislaturas, sendo responsável por coordenar a construção da sede própria do Legislativo.

Foi reconhecida com o Prêmio do Mérito Legislador 2008, pela autoria de Projeto de Lei que trata da criação de uma campanha de erradicação do analfabetismo em nosso município. Entre 2017 e 2020 foi a primeira mulher eleita para exercer o cargo de Chefe do Poder Executivo em nossa cidade. Atualmente é membro da Executiva do PSDB Estadual e presidente do Secretariado PSDB Mulher, do Estado de São Paulo.

Tem importantes trabalhos sociais, apoiou e promoveu a Casa Abrigo, criada em 1993 como forma de atender detalhes do Estatuto da Criança e Adolescente, havendo um local específico na cidade para cuidar de crianças que vivem em estado de risco, proporcionar acolhimento e atendimento assistencial.

Foi a pioneira em tornar a creche um espaço educativo, de socialização e interação, com a função não somente de cuidar, mas de educar. Para tanto, buscou, enquanto presidente do Fundo Social de Solidariedade, conhecimentos para formar os educadores de creche.

“Neste sentido, como no mês de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, este é o momento para homenagear a todas as mulheres que se destacam no papel social, político e cultural na sociedade. Para nós, a exemplo da Sra. Almira que sempre trabalhou com as políticas públicas, a fim de construir uma sociedade menos violenta, mais justa e desenvolvida, que seja para nós o exemplo da mulher na política onde podemos cada vez mais potencializar as nossas força, para nos tornar agentes públicos eleitos, dentro de uma visão de mundo para os nossos tempos. Devemos enaltecer essas conquistas, para que sirva de exemplo às mulheres, uma vez que se trata de importante estímulo do papel da mulher nos tempos atuais.

Finalizando, ao falar da mulher Almira, podemos citar a frase de Cora Coralina que diz: ‘Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores’”, destacou a vereadora autora, Vilma Bertho.
 



i7 Notícias
-->