Vereadora supera críticas na internet por decote e defende espaço da mulher na política

Roupa usada no dia da posse gerou repercussão nas redes sociais e a parlamentar disse que chegou a ser ameaçada, mas deu a volta por cima e ganhou seguidores no Instagram.



Roupa escolhida pela vereadora para usar na pose da Câmara em Paraguaçu Paulista gerou críticas nas redes sociais - Foto: Arquivo pessoal

Logo nos primeiros dias do seu primeiro mandato como vereadora de Paraguaçu Paulista (SP), Vanes Aparecida Pereira da Costa precisou enfrentar críticas por causa da roupa escolhida para a cerimônia de posse na Câmara.

Empresária do setor hoteleiro, Vanes entrou para política incentivada pelo marido e impulsionada pelo desejo de defender o turismo tão prejudicado durante a pandemia.

“Essa era minha bandeira de início, por sermos uma cidade turística e ser fonte de renda e emprego para muita gente. Só no meu negócio empregamos direta e indiretamente cerca de 50 famílias”, conta.


Vanes na posse da Câmara de Paraguaçu Paulista em janeiro desse ano - Foto: Câmara de Paraguaçu Paulista/ Divulgação

Para a vereadora, eleita com 330 votos na cidade do interior de São Paulo que tem quase 33 mil eleitores, as críticas por causa do que ela chamou de “simples decote” a deixaram mais forte para enfrentar os desafios na Câmara Municipal.

“No começo fiquei muito abalada mesmo, com medo, porque recebi ameaças, duas pessoas chegaram a tacar ovo em mim, mas depois isso me fortaleceu. Tive apoio de muita gente, da minha família e de outras mulheres, isso foi o mais importante."

"As mulheres têm que se ajudar, é dessa forma que estamos conquistando o nosso espaço. Não vão me parar por isso.”


Vereadora está no seu primeiro mandato na Câmara de Paraguaçu Paulista - Foto: Arquivo pessoal

Nas mensagens, o nome da vereadora não é citado, mas os textos fazem clara referência à roupa que ela usava na posse.

Uma das mensagens diz: “acho uma falta de respeito uma mulher que se diz representar as mulheres ir às sessões da Câmara com os seios à mostra, somos mais do que isso, não precisamos mostrar o corpo para mostrar que somos capaz”.

Nos comentários da postagem, uma das internautas crítica a mensagem e diz que “o que importa não são as vestes dela e sim o que ela irá fazer”.


Em postagem feita após a cerimônia de posse em Paraguaçu Paulista, internauta critica roupas usadas por vereadora - Foto: Facebook/ Reprodução

A vereadora conta que juntou essas mensagens e chegou a procurar a polícia por duas vezes, mas acabou não registrando boletim de ocorrência.

“Só tínhamos algumas postagens da internet e a investigação acaba ficando bem difícil, mas tenho até seis meses para registrar se for o caso. Mas preferi combater isso com o meu trabalho.”

Vanes também consultou o setor jurídico da Câmara que avaliou que não houve quebra de decoro por parte da parlamentar pelo uso da roupa.

“Me deixou mais forte”

Após a repercussão das críticas, Vanes conta que sua conta no Instagram ganhou quase 20 mil novos seguidores. Ela acredita que a experiência ruim que passou com as ofensas a deixou mais forte.

“Acredito que consegui reverter de forma positiva tudo o que passei, confesso que não foi fácil, mas hoje eu posso usar o meu exemplo para ajudar outras mulheres a serem empoderadas, a buscarem os seus sonhos e objetivos apesar de todas as dificuldades. Toda a situação me deixou mais forte.”


Vanes conta que após a repercussão das críticas em relação ao decote usado no dia da posse, teve muito apoio também e sua conta no Instagram passou de 4 mil para mais de 22 mil seguidores - Foto: Arquivo pessoal

Durante a campanha eleitoral, Vanes afirma que se sentiu coagida em vários momentos, mas na Câmara, onde faz parte também da mesa diretora como 1ª secretária, tem sido mais tranquilo do que esperava. Ela também é a presidente das comissões de Constituição, Justiça e Redação e da comissão de Ética Parlamentar.

“Ouvi muitos comentários de que só ganharia votos por causa da minha aparência, aquele negócio de só mais um rosto bonito, mas não desanimei e tenho planos para próxima eleição, não vou parar por aqui, quero fazer muito pela nossa cidade.”

Além dela, outras três mulheres foram eleitas em 2020 para atuar na Câmara dos Vereadores de Paraguaçu Paulista, que conta com 13 cadeiras no legislativo.


Parlamentar faz parte da mesa diretora como 1ª secretária em Paraguaçu Paulista - Foto: Arquivo pessoal

Nessa segunda-feira (8), quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a vereadora reforça a importância das mulheres lutarem por seu espaço não só na política, mas no protagonismo em todas as áreas.

“O que posso dizer para todas as mulheres é que busquem sempre realizar os seus sonhos, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos. Hoje em dia tem muita gente desequilibrada, que perde tempo se preocupando com coisas tão sem sentido como um “simples decote” com tanta coisa mais importante para se cuidar, como a saúde da nossa cidade que está tão desfasada nessa situação de pandemia.”

Mais ofensas


Prefeita Ivana Camarinha, de Pederneiras, que teve câncer de mama faz denúncia na polícia após xingamento envolvendo doença em rede social - Foto: Arquivo pessoal

Outra mulher que foi alvo de ofensas na internet na região no início do mandato desse ano foi a prefeita de Pederneiras (SP). Em fevereiro, Ivana Camarinha (PV), registrou boletim de ocorrência após ser ofendida nas redes sociais por um internauta que a chamou de “monoteta” em um comentário feito num post que criticava ações da prefeitura com relação à vacinação contra a Covid-19 na cidade.

O termo usado pelo internauta se referia ao fato de a prefeita ter retirado uma das mamas durante sua luta para vencer um câncer no início dos anos 2000.


Prefeita que teve câncer de mama faz denúncia na polícia após xingamento envolvendo doença em rede social - Foto: Facebook/Reprodução

Na época, a prefeita divulgou uma nota de repúdio em suas redes sociais e disse, em entrevista ao G1, que a ofensa era um claro ataque à participação das mulheres na política, além de um preconceito contra as pessoas que enfrentam o câncer.

“É uma agressão contra as mulheres, contra os doentes, contra as deficiências em geral. Na política escuto todo tipo de ofensas, mas essa extrapolou todos os limites de maneira violenta. Confesso que me choquei quando vi, mas não quero me deixar abater”, disse a prefeita.

Na época, de acordo com delegado Marcelo Bertoli Gimenes, que investiga o caso, foram lavrados quatro boletins de ocorrências sobre o caso, sendo um de injúria e difamação, outro de calúnia e difamação, outro de difamação e o último de injúria qualificada.

Em relação aos crimes de injúria, difamação e calúnia foram lavrados termos circunstanciados, um formato mais simples de apuração policial. Já com relação ao crime de injúria qualificada, com pena de reclusão de um a três anos e multa, foi instaurado um inquérito policial.

A pessoa que fez a postagem foi identificada e por não morar em Pederneiras será ouvida por carta precatória. Segundo o delegado, esse depoimento ainda não foi realizado e as investigações estão em andamento.


 



i7 Notícias
-->