Diretor de Turismo destaca projetos para retomada pós-pandemia

Em entrevista, o diretor do Departamento de Turismo e Cultura falou do potencial do setor na geração de empregos, dos investimentos previstos e expectativas para retomada econômica após a pandemia.


Devido à pandemia do coronavírus e às medidas de isolamento social, o segmento de turismo tem sido um dos mais afetados em todo o mundo. Em Paraguaçu, não é diferente. Para falar um pouco do cenário por aqui, conversamos com Rubens Aleixo, diretor do Departamento de Turismo e Cultura do Município. Ele fala do potencial do setor na geração de empregos, dos investimentos previstos e expectativas para retomada econômica após a pandemia com atração de turistas de diversos lugares do Brasil e até do mundo. 


Rubens Aleixo - diretor do Departamento de Turismo e Cultura do Município

Comunicação: O que o Departamento de Turismo e Cultura vem realizando nesses primeiros meses de gestão já visando o pós-pandemia? 

Rubens Aleixo: Toda a nossa equipe está trabalhando, claro que respeitando todos os protocolos da Covid-19, para proporcionar aos cidadãos paraguaçuenses meios para geração de emprego e renda nessa nova forma de indústria que é a indústria do Turismo. Nosso propósito a frente da pasta é promover aos cidadãos de outras cidades, estados e até de outros países momentos de tranquilidade e de lazer na nossa cidade. E isso será proporcionado assim que a pandemia desacelerar e voltarmos à ativa novamente. Nosso município conta hoje, como destaques, com o Grande Lago e a Maria Fumaça que estão prontos para iniciar suas atividades, aguardando o controle epidemiológico da COVID-19 para poder operar com segurança. Enquanto isso não ocorre, o Departamento de Turismo e Cultura vem desenvolvendo ações para melhoria desses atrativos turísticos. No Grande Lago, iniciamos a construção de novos banheiros e a remodelação com areia branca em toda a orla da praia para os banhistas, além da melhoria da infraestrutura de acesso com uma nova via que irá iniciar-se no Lar dos idosos e terminará no condomínio Green Park. Ainda no rol de melhorias para o Grande Lago, projetamos construir um novo píer, proporcionando àqueles que possuem embarcação, possibilidades de novas experiências e também para ampliarmos o número de visitantes através de torneios náuticos. 

Comunicação: Há mais investimentos que o Departamento pretende realizar?

Rubens Aleixo: Sim, investiremos no Turismo de Negócios, reativando o Centro de Convergência. Naquele espaço traçamos uma meta ousada para o futuro. Pretendemos utilizar toda a área de terça a domingo, com eventos musicais, feiras do agronegócio e encontros regionais, assim que todas as benfeitorias forem realizadas. 

Comunicação: No Centro de Convergência existe uma área que abriga um cartódromo, uma pista de motocross, outra de whelling e o aeromodelismo. Esses locais serão reativados? 

Rubens Aleixo: Com toda certeza. Estamos trabalhando desde janeiro e vamos apresentar um projeto no Ministério do Turismo para revitalizar todas essas dependências. Acreditamos que é possível gerar emprego, renda e lazer em todos esses investimentos. O prefeito Antian vem dando apoio total a essa iniciativa, e acredito que, sendo aprovados os projetos pelo Ministério do Turismo, em 2022 ou 2023 os apaixonados por esses esportes irão se maravilhar com a estrutura que será colocada à disposição. 

Outro plano que vamos colocar em andamento no Centro de Convergência é a “Fazenda de Animais”. Será um local onde as crianças e os adultos poderão ter um contato mais próximo com os animais. Isso tudo é possível, é viável financeiramente e estamos trabalhando para que se torne uma realidade. 

Comunicação: Existe algum outro empreendimento que a administração deseja dar andamento por meio do Departamento de Turismo e Cultura? 

Rubens Aleixo: Sim. O prefeito Antian está empenhadíssimo em realizar. Sua ordem e determinação é que o trabalho seja contínuo. O prefeito pretende colocar até agosto para apreciação no Ministério do Turismo o projeto “Cidade das Águas”. Esse projeto tem como base fomentar o Turismo de Aventura. Trabalharemos em 2021 e 2022 para que esse projeto saia do papel. 

Comunicação: O que seria esse projeto? 

Rubens Aleixo: Vamos estruturar quatro cachoeiras com infraestrutura. São elas: calçamento e iluminação do trecho de acesso, construção de bolsões de estacionamento e local para realização de piquenique com área de descanso. 

Comunicação: Essas cachoeiras já foram escolhidas? 

Rubens Aleixo: Sim. Neste primeiro momento iremos iniciar com duas: a Salto do Capivara, projeto quase finalizado, e a Nagamatsu que estamos trabalhando a parte burocrática. 

Comunicação: Vemos que, realmente, existe entusiasmo e uma visão diferenciada no turismo. Para encerrar, o senhor gostaria de destacar mais alguma coisa? 

Rubens Aleixo: É preciso sim, junto da seriedade e persistência, que haja entusiasmo e inovação para dar certo. Quero aproveitar e agradecer ao prefeito Antian por todo o apoio que vem dando às iniciativas que visam transformar o setor do Turismo e da Cultura local. Também apresentar minha solidariedade às famílias, aquelas que perderam seus entes queridos para o COVID-19 e àquelas que estão passando por dificuldades e que necessitam trabalhar para garantir o sustento. Essa fase vai passar e, juntos, vamos transformar Paraguaçu em uma potência turística de muitas oportunidades. Nosso recado final é para que cada paraguaçuense se recolha neste momento e preserve as vidas. Fiquem em casa o quanto puderem. Não saiam sem necessidade.



i7 Notícias
-->