Santa Casa de Assis conclui obras na Ala SUS e implanta nova enfermaria Covid-19

Graças a uma força foram montados os novos leitos da nova Ala SUS Enfermaria Covid-19 ainda na noite de sexta-feira, dia 19.



Com a finalização da reforma da outra ala do Pavilhão São José I (PSJ1), que está sendo conduzida em parceria com a FEMA, foi possível fazer alguns ajustes estruturais no local, para organizar mais uma ala exclusiva e totalmente isolada para atendimento de pacientes SUS Covid-19 (Foto: Comunicação Santa Casa)

Durante este período de pandemia, as parcerias e a união de esforços entre as instituições têm sido decisivas para salvar vidas. Na semana passada, a Santa Casa de Assis conseguiu mais uma grande vitória no enfrentamento à pandemia.

A secretária municipal da Saúde, Cristiani Silvério Bussinatti, preocupada e sensibilizada com o impressionante aumento de casos de Covid-19 na cidade de Assis e na região, esteve na Santa Casa de Assis na manhã do dia 18 de março, juntamente com uma de suas assessoras, Ângela Major, avaliando as instalações e solicitando a ampliação dos atendimentos aos pacientes suspeitos ou com diagnóstico confirmado de coronavírus. Ela manifestou total apoio para a implementação da proposta, intercedendo junto à DRS IX de Marília para a liberação de recursos, visando à manutenção desse tipo de assistência especializada.

Já na noite de sexta-feira (19), a Instituição conseguiu concretizar esta solicitação, diante do decreto de suspensão de procedimentos cirúrgicos eletivos, promulgado pelo Poder Executivo (Decreto Municipal Nº 8.387), como medida de contenção da propagação da Covid-19.

Simultaneamente, com a finalização da reforma da outra ala do Pavilhão São José I (PSJ1), que está sendo conduzida em parceria com a FEMA, foi possível fazer alguns ajustes estruturais no local, para organizar mais uma ala exclusiva e totalmente isolada para atendimento de pacientes SUS Covid-19.

Prontamente, a secretária da Saúde, Cristiani Silvério Bussinatti, com apoio do secretário de Planejamento, Obras e Serviços, Fábio Nossack, recrutou uma equipe para auxiliar na montagem dos leitos na ala finalizada, juntamente com as equipes da Santa Casa de Assis, ainda na noite do dia 19. 

Convém ressaltar que esses leitos, adquiridos inicialmente para o Hospital de Campanha, foram solicitados pela Santa Casa de Assis e liberados após a assinatura de um termo de cessão de uso à Instituição Hospitalar, ainda no início do ano de 2021.

A equipe da Santa Casa de Assis, que tem sido incansável e totalmente dedicada à assistência hospitalar, realizou a transferência imediata dos pacientes internados, que foram alojados confortavelmente nas novas instalações, disponibilizando a outra ala para a ampliação dos leitos SUS oferecidos para a internação de pacientes com Covid-19.

Até então, a Instituição havia disponibilizado ao SUS 10 leitos de enfermaria, mais os 10 leitos de UTI, totalmente equipados para este fim.

Graças a uma força-tarefa entre as equipes da Santa Casa de Assis e das Secretarias Municipais de Saúde e de Planejamento, Obras e Serviços, foram montados os novos leitos da nova Ala SUS Enfermaria Covid-19.

A Santa Casa de Assis, responsável por grande parte dos atendimentos de Assis e da região nesta pandemia, agradece mais uma vez a visão e o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Saúde no enfrentamento à Covid-19. Essa união certamente possibilitará à Instituição Hospitalar salvar muito mais vidas.

Mesmo com essa oferta de mais leitos para pacientes SUS Covid-19, a Instituição vivencia outros grandes problemas como falta de profissionais médicos e de profissionais de enfermagem, além da falta de equipamentos e até mesmo de medicamentos. No caso da falta de equipamentos, muitos voluntários se dispuseram a participar desta “guerra” e, por meio dessas iniciativas, a Santa Casa de Assis adquiriu mais 10 monitores e 10 respiradores, cuja previsão de entrega é até meados de abril.

Precaução - Cabe destacar, que a Santa Casa de Assis possui fluxos e protocolos rigorosos que garantem a segurança de pacientes e equipes. No Hospital, UTIs e Enfermarias ficam totalmente isoladas e são exclusivas, não permitindo nenhum tipo de contato entre pacientes Covid-19 e não Covid-19.

Mesmo com a ampliação da oferta de leitos, a Santa Casa de Assis pede cautela e cuidado à população de Assis e da região neste momento em que o número de casos e internações tem aumentado. Apenas uma parte pequena da população está vacinada e, por isso, todos devem seguir as medidas de prevenção com a higienização das mãos, o uso de máscara e o distanciamento social.



i7 Notícias
-->