Santa Casa de Assis agradece doação de Capacetes ELMO

Os equipamentos foram doados pela ACIA que mobilizou doações da comunidade local e regional.



A Santa Casa de Assis participou de uma cerimônia na sede Associação Comercial e Industrial de Assis – ACIA –, para a entrega dos capacetes ELMO doados com recursos arrecadas por meio da Campanha #salvevidas. A Santa Casa de Assis foi contemplada com 16 capacetes que serão destinados, inicialmente, para o tratamento de pacientes internados na Enfermaria Covid-19 (Fotos: Comunicação Santa Casa de Assis)

Na segunda-feira (5), a Santa Casa de Assis participou de uma cerimônia na sede Associação Comercial e Industrial de Assis – ACIA –, para a entrega dos capacetes ELMO doados com recursos arrecadas por meio da Campanha #salvevidas.

A Santa Casa de Assis foi contemplada com 16 capacetes que serão destinados, inicialmente, para o tratamento de pacientes internados na Enfermaria Covid-19. 

Como outras instituições de Assis e da região também receberam os capacetes ELMO em doação, todos os contemplados deverão passar por um treinamento, na próxima semana, para aprenderem a utilizar o equipamento.

A Santa Casa de Assis agradece a iniciativa e a sensibilidade da ACIA e do seu Conselho Jovem e Mulher Empreendedora, que lideraram bravamente a Campanha #salvevidas cujo resultado traz esperança no tratamento de pacientes diagnosticados ou com suspeita de Covid-19.

Campanha Capela São Francisco De Assis - A Instituição foi igualmente beneficiada em outra ação solidária visando à aquisição de capacetes ELMO, desta vez por iniciativa do Padre Carlos Augusto Martins Júnior (Padre Juninho), que arrecadou junto à comunidade da Capela São Francisco de Assis exatos R$ 21.460,99 (vinte e um mil, quatrocentos e sessenta reais e noventa e nove centavos).

A Santa Casa de Assis aguarda agora a implantação dos primeiros 16 capacetes ELMO recebidos para, posteriormente, adquirir mais equipamentos como estes. Caso não seja necessária a aquisição de novos equipamentos, os recursos da Campanha da Capela serão utilizados para compra de EPIs para as equipes das áreas de atendimento Covid-19.

Com mais esta Campanha da Capela São Francisco De Assis e mesmo em meio à pandemia que aterroriza comunidades do mundo inteiro, a Santa Casa de Assis tem vivenciado ações de solidariedade que emocionam e fortalecem a todos.

“A Santa Casa de Assis agradece imensamente a todos que contribuíram com a ação da Capela São Francisco de Assis, possibilitando mais recursos para o atendimento Covid-19, em especial ao Padre Juninho que sempre ajudou e apoiou esta Instituição, contribuindo de forma voluntária e com muito carinho na gestão, no cuidado e conforto espiritual de pacientes e colaboradores”, afirma a provedora da Santa Casa de Assis, Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade.

Capacete ELMO – O Elmo é um capacete de respiração assistida desenvolvido no Estado do Ceará. Não-invasivo e mais seguro para profissionais da saúde e pacientes, foi criado em abril de 2020 em uma força-tarefa que envolve uma parceria público-privada. Inovador, surgiu como um novo passo para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica por Covid-19.

O equipamento é feito com silicone e PVC, envolve toda a cabeça do enfermo e é fixado no pescoço em uma base que veda a passagem de ar. Com a aplicação de oxigênio e ar comprimido, o Elmo gera uma pressão positiva (em relação à pressão atmosférica) que ajuda pacientes com dificuldade de oxigenação. 

O capacete ELMO é indicado para o tratamento de pacientes com quadro clínico leve e moderado, mas também auxilia nos casos que começam a evoluir para gravidade, de modo a evitar também a intubação do doente. O capacete minimiza ainda o risco de contaminação no trato do paciente, já que impede que o gás carbônico seja expelido no ambiente. (Fonte: www.ceara.gov.br)


Como outras instituições de Assis e da região também receberam os capacetes ELMO em doação, todos os contemplados deverão passar por um treinamento, na próxima semana, para aprenderem a utilizar o equipamento (Fotos: Comunicação Santa Casa de Assis)


A Santa Casa foi beneficiada em outra ação solidária visando à aquisição de capacetes ELMO, por iniciativa do Padre Juninho, que arrecadou junto à comunidade da Capela São Francisco de Assis exatos R$ 21.460,99. A Santa Casa de Assis aguarda agora a implantação dos primeiros 16 capacetes ELMO e, caso não seja necessária a aquisição de novos equipamentos, os recursos da Campanha da Capela serão utilizados para compra de EPIs para as equipes das áreas de atendimento Covid-19 (Foto: Reprodução)


i7 Notícias
-->