Omelete de forno com salada morna de tomate

Vamos trocar tudo de lugar: a omelete, de mandioquinha e alho-poró, vai para o forno e a salada, de tomate com cebola, vai para a frigideira.


PARA A OMELETE

INGREDIENTES

7 ovos

2 mandioquinhas (batata-baroa)

1 alho-poró grande

1 ½ colher (chá) de sal

azeite para untar o refratário

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com azeite um refratário redondo, de 22 cm de diâmetro, que comporte 2 litros. 

Lave, seque, descasque e passe as mandioquinhas pela parte grossa do ralador. Corte o talo do alho-poró em meias-luas finas – você pode armazenar as folhas na geladeira para o preparo de caldos e fritar as raízes para finalizar receitas, leia abaixo. Transfira o alho-poró fatiado para uma tigela, lave bem sob água corrente e deixe escorrer numa peneira. 

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior – se um estiver estragado você não perde a receita. Bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Junte a mandioquinha, o alho-poró, tempere com o sal e misture bem.

Transfira a mistura de ovos para o refratário untado e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até inflar e dourar – para verificar se os ovos estão totalmente cozidos, espete o centro com um palito, se estiver firme sem ovo líquido está pronto. Enquanto isso, prepare a salada.

Retire a omelete do forno e sirva a seguir com a salada morna de tomate.

PARA A SALADA

INGREDIENTES

2 ½ xícaras (chá) de tomates sweet grape (cerca 500 g)

1 cebola roxa

2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

2 ramos de manjericão

azeite a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Lave e seque os tomates e as folhas de manjericão. Corte cada tomate ao meio.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 ½ colher (sopa) de azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar.

Acrescente o tomate e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem levemente macios – cuidado para não cozinhar demais e desmanchar

Desligue o fogo, regue com o balsâmico e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture as folhas de manjericão, transfira para um prato, regue com mais um fio de azeite. Reserve enquanto a omelete termina de assar e sirva em seguida.
 



i7 Notícias
-->