Professores fazem carreata contra volta às aulas presenciais em Assis

Segundo os manifestantes, percentual de vacinação está baixo, sistema de saúde está lotado e faltam EPIs de qualidade; prefeitura diz que 'cumpre decisão judicial'.



Professores de Assis fazem carreta em protesto contra volta às aulas presenciais - Foto: Arquivo pessoal

Professores das redes estadual e municipal fizeram uma carreata na manhã deste sábado (15), em Assis (SP). A manifestação percorreu a Avenida Rui Barbosa e passou por várias ruas da cidade até chegar ao Parque Barracão.

O ato, que contou com apoio da Apeoesp, o sindicato estadual dos professores, pediu a suspensão da liminar que obriga a abertura das escolas, em meio ao pior período da pandemia de coronavírus.

Segundo os participantes, os motivos da manifestação são a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) de qualidade, baixo percentual de vacinação dos profissionais da educação, falta de testagem e incapacidade do sistema de saúde para atender as demandas de possíveis surtos de contaminação originados no ambiente escolar.

Segundo os manifestantes, os hospitais de Assis e região encontram-se lotados e ainda não há estudos mostrando o impacto do coronavírus quando uma criança é contaminada.

A Prefeitura de Assis diz que “cumpre decisão judicial e que o Executivo entende que deve acatar a ordem”. Em relação à movimentação, a nota diz ainda que “moradores têm o direito de se manifestarem”.

A Secretaria Estadual da Educação diz que o retorno às aulas presenciais não está condicionado à vacinação dos profissionais e que segue todos os protocolos definidos por autoridades de saúde e preserva a segurança de professores, servidores e alunos.


Professores de Assis fazem carreta em protesto contra volta às aulas presenciais - Foto: Arquivo pessoal


i7 Notícias
-->