Educação de Paraguaçu promove workshop para diretores

Um dos módulos do curso abordou a importância da Educação Nutricional no âmbito escolar.


O Departamento Municipal de Educação promoveu nesta terça-feira (20/07) o workshop "Formação pela Escola" para diretores. Um dos módulos do curso abordou a importância da Educação Nutricional no âmbito escolar, com ênfase na alimentação saudável e na responsabilidade dos gestores públicos das escolas no estímulo de novos hábitos alimentares. 

O tema foi discutido com base nas diretrizes do PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar) e trouxe os desafios de trabalhar da melhor forma possível a oferta da merenda escolar. 

As nutricionistas Caroline Bueno (Responsável Técnico) e Carolina Matias (Quadro Técnico) ministraram a capacitação. Elas ressaltaram os conceitos gerais em torno da alimentação saudável e os benefícios das frutas e hortaliças como ferramentas para encorajar as crianças a entenderem a relevância do consumo de uma variedade de alimentos e estimular o aumento da ingestão espontânea de vegetais. 

"É preciso incentivar diariamente a alimentação saudável, ensinar a importância dela desde cedo, e tanto a escola como a família precisam se envolver nesse processo educacional", ressaltou a nutricionista.

O desenvolvimento dos hábitos alimentares, segundo Caroline Bueno, deve se utilizar de recursos lúdicos, se necessário. "As crianças muitas vezes se interessa pela forma como a alimentação é apresentada e ela acaba reproduzindo esse aprendizado em casa e levando toda a família a comer melhor", destaca.

O outro módulo do workshop contou com a participação da diretora de Planejamento Tatiani dos Santos Correa. Ela expôs os principais pontos do PDDE (Programa Direto na Escola) e orientou os gestores a respeito da aplicação correta dos recursos e sobre a prestação de contas. 

De acordo com a diretora de Educação Profa Paula Bertho, o workshop é um espaço que visa estimular a busca por conhecimento de qualidade entre gestores. Nesse sentido, segundo ela, será possível traçar estratégias que alcancem as metas mais desafiadoras como a gestão mais moderna, simplificada e transparente dos recursos e adequação à legislação que defende o direito do aluno da escola pública à alimentação escolar e à nutrição de qualidade.


DROGARIAS POUPAQUI


i7 Notícias i7 Notícias