Queimadas provocaram a interrupção no fornecimento de energia para 2,5 mil clientes na região

Em ocorrências distintas nas regiões de Assis e Tupã, focos de incêndio atingiram cabos, postes e outros equipamentos da rede.


Apesar de as chuvas registradas no último fim de semana terem contribuído para uma melhora no clima seco em algumas regiões do país, equipes da Energisa Sul-Sudeste seguem atuando, dentro de um cronograma operacional, para assegurar energia elétrica nos locais afetados pelas queimadas recorrentes. Só nos últimos 30 dias, mais de 2,5 mil clientes das regiões de Assis e Tupã tiveram o fornecimento de energia interrompido em consequência de focos de incêndios que atingiram a rede elétrica.  

Tais situações danificaram cabos, postes e outros equipamentos da rede, colocando em risco a segurança do sistema elétrico, da comunidade e também da natureza. 

Conforme o gerente do Departamento de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Luiz Moreto Vicentin Junior, a estiagem prolongada na maior parte do país favoreceu as ocorrências de queimadas acidentais ou provocadas pela interferência humana nas áreas urbanas e rurais.  

O representante da empresa acrescenta que os focos de incêndio causam prejuízos aos equipamentos, cabos condutores e postes que, danificados pelo calor intenso que provém das chamas, demandam substituição e manutenção. Por esse motivo, ressalta que a prevenção às queimadas depende, e muito, da conscientização de toda a comunidade.  

“Todos já sabem, mas é indispensável reforçar: não se deve atear fogo em pastagens ou terrenos, nem jogar pontas de cigarro ou fósforos acesos em lixeiras, às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação.

Há pessoas que insistem em queimar o lixo doméstico e isso traz grandes prejuízos ao meio ambiente, podendo se tornar um incêndio de grandes proporções”, alerta. 

Em caso de incêndios, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Se o fogo estiver perto da rede elétrica, contate a Energisa:   

Call Center – 0800 70 10 326   
Gisa - (18) 99120-3365 - assistente virtual da Energisa pelo WhatsApp  
www.energisa.com.br     
www.facebook.com/energisa     
Aplicativo para celular Energisa On      
 



i7 Notícias
-->