Prefeito visita obras nas escolas Therezinha e Dona Cota

Os prédios destas escolas estavam com sérios problemas estruturais, que precisavam ser solucionados com urgência para garantir a segurança dos alunos e profissionais da educação.


Qualidade, respeito e humanismo! É isso que Paraguaçu Paulista quer oferecer aos alunos que frequentam as escolas da rede pública municipal da cidade. Por esse motivo, neste primeiro ano de gestão, reparos e reformas estão sendo realizados nos prédios que abrigam as unidades. 

Esta semana, o prefeito Antonio Takashi Sasada (Antian), a diretora do Departamento de Educação, professora Paula Renata Bertho, e o chefe de Gabinete, Líbio Taiette Junior, estiveram visitando as escolas Therezinha e Dona Cota, onde duas importantes obras estão acontecendo. Esses prédios estavam com sérios problemas estruturais, que precisavam ser solucionados com urgência para garantir a segurança dos alunos e profissionais da educação.

O prefeito destacou que as reformas vão proporcionar aos estudantes, pais e funcionários um ambiente mais agradável, seguro e acolhedor. “Quando entramos na escola Therezinha pela primeira vez, após a obra ser abandonada pela empreiteira que venceu a licitação no ano de 2020, ficamos bastante tristes em ver o prédio na situação em que estava. Uma escola é um lugar muito importante, um espaço em que são formados os adultos do futuro, e temos a obrigação de oferecer o melhor para essas crianças e jovens. Hoje, voltamos aqui e podemos ver que tudo o que foi abandonado está sendo retomado e, em breve, vamos poder receber os alunos, e isso é motivo de grande alegria para nós”, finalizou.

A escola Therezinha teve sua reforma iniciada na gestão anterior, em 2020. Mesmo não sendo uma obra de alta complexidade, a construtora que assumiu o projeto abandonou os serviços no início de 2021, sem que as melhorias estivessem concluídas. A partir de então, a atual administração iniciou uma batalha pelas vias legais para que as benfeitorias previstas fossem arrematadas e a escola fosse devolvida à população, com uma nova cozinha, banheiros de alunos adequados, inclusive o de acessibilidade, infiltrações corrigidas e, por fim, a pintura externa do prédio.

Já na EMEI Dona Cota, as obras também acontecem a todo vapor: o telhado está sendo totalmente revisado com limpeza de telhas e troca de calhas, correção do madeiramento, troca do forro de todas as salas de aulas; atualização completa da rede elétrica, substituição da caixa d’água, adequação da acessibilidade com construção de rampas, além de pintura geral.  

A professora Paula Renata Bertho destacou que, além destas, várias escolas do município estão recebendo uma equipe de trabalho para consertos de menor proporção. E acrescentou que a expectativa, em um futuro próximo, é de que outras unidades também passem por melhorias.

"Temos conhecimento da realidade de diversas escolas que precisam de reformas e ampliações e estamos empenhados, trabalhando para que isso aconteça o quanto antes. De início, já fizemos numerosos reparos. Sabemos que estamos no caminho certo, focados nas necessidades da educação, buscando recursos e alternativas para esses e outros problemas sejam solucionados", completou.





i7 Notícias
-->