Caminhada chama atenção para prevenção ao câncer de mama, dia 23

A caminhada integra as celebrações do “Outubro Rosa”, mês oficial da mobilização contra o câncer de mama, e terá início às 8h30 com saída da rotatória da Avenida Galdino



A caminhada que integra as celebrações do “Outubro Rosa”, mês oficial da mobilização contra o câncer de mama, terá início às 8h30 com saída da rotatória da Avenida Galdino

Uma caminhada pelas ruas de Paraguaçu Paulista será realizada no próximo sábado, dia 23, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção ao câncer de mama. A caminhada integra as celebrações do “Outubro Rosa”, mês oficial da mobilização contra o câncer de mama, e terá início às 8h30, com saída da rotatória da Avenida Galdino.

A iniciativa é de um grupo de paraguaçuenses cuja preocupação é com a saúde das mulheres e, em especial, por ser o mês de outubro voltado à conscientização pela prevenção ao câncer de mama.

Uma das integrantes da iniciativa, Diva Rodrigues, esclarece que trata-se de um movimento suprapartidário cujo "objetivo é, em Paraguaçu Paulista, abordar o tema e encorajar mulheres a realizarem seus exames, sabedoras que somos que iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que, nos estágios iniciais, a doença é assintomática”, afirma.

Além de convidar a população para a caminhada, Diva Rodrigues sugere que os participantes compareceram vestidos de rosa no dia, para ressaltar a importância do tema Outubro Rosa.

Outubro Rosa 2021
Com o tema “Mulher por Inteiro”, a campanha Outubro Rosa 2021 tem como proposta alertar a necessidade das mulheres assumirem os cuidados com a própria saúde, mesmo na pandemia de Covid-19, não apenas realizando os exames que podem diagnosticar o câncer de mama, ovário, colo do útero e endométrio, mas também incorporando hábitos de prevenção de outras doenças crônicas e demais tipos de câncer.
Durante todo o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam gratuitamente. No caso do câncer de mama, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. A iniciativa é fundamental para a prevenção e detectar a doença em seus estágios iniciais, quando ainda está assintomática.

Prevenção ao câncer de mama
O câncer de mama diagnosticado em estágio inicial chega a ter mais 90% de chance de cura. Infelizmente não há como prevenir o aparecimento da doença de forma absoluta. No entanto, é possível tomar alguns cuidados e manter uma vida com hábitos saudáveis, como não fumar, beber bastante água, praticar atividades físicas, evitar o uso de hormônios por tempo prolongado, controlar o peso e não abusar de bebidas alcoólicas.
O câncer de mama não dói em seus estágios iniciais, por isso, é importante ficar atenta aos sinais e sintomas:
•    Nódulo na mama
•    Inchaço em parte da mama semelhante à casca de laranja
•    Irregularidades ou retrações na pele da mama
•    Inversão do mamilo
•    Vermelhidão e descamação do mamilo, ou na pele da mama
•    Saída de secreção pelo mamilo, particularmente se for sanguinolenta ou translúcida
•    Nódulo nas axilas


i7 Notícias i7 Notícias