Prefeitura intensifica ações voltadas à saúde bucal

As atividades acontecem em comemoração ao 25 de outubro, dia do Dentista e Nacional da Saúde Bucal


Nesta semana a Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, através do Departamento de Saúde, intensificará as ações voltadas à saúde bucal da população. As atividades acontecem em comemoração ao 25 de outubro, dia do Dentista e Nacional da Saúde Bucal.

Renata Neves Rizeki, coordenadora de saúde bucal no município, destacou que durante todo o ano os profissionais estão sempre com olhares voltados à prevenção e orientação da população com relação à saúde da boca.

“Em nosso município todas as Unidades Básicas de Saúde oferecem o atendimento com o dentista clínico geral, que realiza tratamentos preventivos como orientações de higiene bucal, limpeza e aplicação de flúor, e curativos, como restaurações e pequenas cirurgias. Na Estratégia Saúde da Família, além desses tratamentos, é feita prevenção nas escolas, através da escovação supervisionada, bochecho com flúor periodicamente e palestras para as crianças, mas devido a pandemia foram cessadas temporariamente”, disse.

Renata destacou ainda que o Município oferece também atendimento e prevenção com grupos de risco, como gestantes, idosos e pessoas com comorbidades. Ela explicou que em casos de tratamentos mais complexos, os pacientes são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com dentistas que atuam na área de cirurgia oral menor, incluindo diagnóstico de câncer de boca, periodontia e endodontia.

Segundo Renata, a boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo.

“Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. É importante ressaltar que doenças da boca têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação”, finalizou.



i7 Notícias
-->