Levantar todo dia durante a madrugada para fazer xixi é normal?

Se os despertares acontecem duas ou mais vezes por noite, ou se você nunca teve esse problema e começou a ter de uma hora para outra, é hora de procurar ajuda médica




Se os despertares acontecem duas ou mais vezes por noite, ou se você nunca teve esse problema e começou a ter de uma hora para outra, é hora de procurar ajuda médica

Todo dia, a cena se repete: o sono é interrompido por um despertar desesperado, indicando a necessidade urgente de ir fazer xixi. E isso se repete de forma rotineira. É aí que bate a dúvida: isso é normal? Será que estou doente?

Por mais incômodo que possa ser, no geral, não há nada de errado com isso. Algumas pessoas vão acordar para urinar desde sempre ou acabam desenvolvendo esse hábito com o tempo. Nesse caso, além de reduzir a ingestão de líquidos antes de dormir, vale evitar bebidas como café, chá preto ou mate, refrigerante e álcool, que podem estimular o funcionamento da bexiga.

Por outro lado, se os despertares acontecem duas ou mais vezes por noite, ou se você nunca teve esse problema e começou a ter de uma hora para outra, é hora de procurar ajuda médica. Isso porque, além de atrapalhar o sono, essa necessidade de urinar pode indicar outros problemas.

O diabetes descontrolado, por exemplo, pode ser um motivo para fazer xixi durante a noite, já que o corpo começa a perder açúcar na urina, o que aumenta a quantidade de água a ser eliminada. O resultado é uma maior vontade de ir ao banheiro. Existe também um hormônio chamado antidiurético que pode estar sendo produzido em quantidades e horários inadequados, levando a um aumento do volume urinário noturno.

Na dúvida, busque a ajuda de um urologista para entender o que está acontecendo — e garantir mais noites de sono tranquilas.



i7 Notícias
-->