Obras literárias são disponibilizadas em formatos acessíveis para pessoas especiais

Iniciativa já disponibiliza ao todo 17 obras literárias em formato audiovisual com recursos de acessibilidade




Iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria e a ONG Mais Diferenças, com o apoio do Centro de Tecnologia 
e Inovação (CTI) e, já disponibiliza ao todo 17 obras literárias em formato audiovisual com recursos de acessibilidade

Nesta segunda-feira (29), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência está disponibilizando em seu site os livros "A Aldeia Sagrada", de Francisco Marins (Editora Ática), "A mulher que matou os peixes", de Clarice Lispector (Editora Rocco), "Come, menino", de Letícia Wierzchowski (Editora Ediouro), em formato acessível contendo libras, legenda, áudio, imagem e leitura simples. Ação faz parte do programa Livros Acessíveis e celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro, próxima sexta-feira.

O programa, fruto da parceria entre a Secretaria e a ONG Mais Diferenças, com o apoio do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), realiza a produção dos livros acessíveis seguindo as diretrizes dos princípios do Desenho Universal, que possibilita que um livro possa ser disponibilizado para públicos com diferentes tipos de deficiência simultaneamente.

Os títulos estão em formato audiovisual e contam com recursos de acessibilidade como texto, descrição das imagens, tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), glossário em Português e Libras com imagens e áudio, além de desenho de som. O título infantojuvenil "A Aldeia Sagrada" também conta com texto em Leitura Fácil, no audiovisual e em formato PDF para impressão.

Com o objetivo de proporcionar o acesso de pessoas com deficiência ao mundo da literatura, o programa Livros Acessíveis já disponibiliza em seu site 14 obras literárias acessíveis. São elas: "Uma Nova Amiga", de Lia Crespo; "Serei Sereia?", de Kely de Castro; "O Discurso do Urso", de Julio Cortázar; "O Menino no Espelho", de Fernando Sabino; "A Bolsa Amarela", de Lygia Bojunga; "Frritt Flacc", de Júlio Verne; "Bem do seu Tamanho," de Ana Maria Machado; "Sei por Ouvir Dizer", de Bartolomeu Campos de Queirós e Suppa; "Volta ao Mundo em 80 Dias", de Júlio Verne; "Peter Pan", de J. M. Barrie; "As Cores no Mundo de Lúcia", de Jorge Fernando dos Santos; "O Menino Azul", de Cecília Meireles e Lúcia Hiratsuka; "Kafka e a Boneca Viajante", de Jordi Sierra I. Fabra; "Um sonho no caroço do abacate", do Moacyr Scliar..

As obras, que podem ser acessadas no site ( clicando aqui ), contribuem com a equiparação de oportunidades e o fortalecimento das políticas, programas e projetos relativos aos direitos das pessoas com deficiência, com ênfase no acesso ao livro e à leitura, introduzindo a questão da acessibilidade e inclusão, de forma articulada e transversal.

Livros Acessíveis

O programa estadual garante o acesso de todas as pessoas aos livros acessíveis, que possuem diversos recursos de acessibilidade como narração e texto em português, audiodescrição e animação das imagens, tradução e interpretação em Libras e leitura fácil - que traz adequações em relação à linguagem, conteúdo e forma para ampliar a compreensão.

Além disso, realiza oficinas de formação e sensibilização de profissionais da educação, cultura, assistência social, bibliotecários, mediadores de leitura e outros profissionais interessados às práticas acessíveis e inclusivas voltadas à leitura.



i7 Notícias
-->