Saúde e Vigilância Epidemiológica orientam equipes sobre situação da dengue em Paraguaçu

Com os números de casos aumentando dia a dia, o combate ao Aedes aegypti tem se intensificado em toda a cidade



Com os números de casos aumentando dia a dia, o combate ao Aedes aegypti tem se intensificado em toda a cidade

As equipes do Departamento de Saúde e da Vigilância Epidemiológica se reuniram, na tarde desta segunda-feira (6), com a equipe de enfermagem das Unidades de Saúde e com os agentes de saúde dos bairros de Paraguaçu Paulista.

 A reunião teve como objetivo atualizar as equipes sobre o quadro epidemiológico de dengue que vem se desenhando no município. Com os números de casos aumentando dia a dia, o combate ao Aedes aegypti tem se intensificado em toda a cidade.

Além disso, a Vigilância do Estado de São Paulo emitiu um alerta para o risco de uma grande transmissão de Chikungunya em todos os municípios, como explica o coordenador da equipe de agentes de endemias Josué Campos Sena. 

“Estamos vendo um cenário muito preocupante se formando, temos uma grande infestação de pernilongos na cidade e também algumas pessoas com sintomas que não procuram a Unidade de Saúde. Estamos em um período em que unir forças no combate ao Aedes aegypti é a melhor saída. Os agentes de saúde das Unidades vão intensificar as visitas e a busca ativa nas residências. Já a equipe de enfermagem está atenta aos sintomas dos pacientes que procurarem os Postos de Saúde”, esclareceu Josué.

Durante essa semana, a equipe de agentes de endemias se concentra nos trabalhos no bairro Aldo Monteiro Paes Lemes onde se concentra o maior número de casos positivos para dengue, mas o alerta é para toda a cidade. 

“É indispensável que os moradores fiquem atentos com os recipientes que possam acumular água e que sirvam de criadouros para o Aedes aegypti em suas residências. Só com a conscientização e parceria da população, Paraguaçu Paulista poderá evitar uma grande transmissão dessas doenças”, orientou o coordenador Josué.

Outra orientação é que, no caso de alguém apresentar sintomas como febre alta, acima de 38.5º C, dores musculares intensas, dor no fundo dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa imediatamente.



i7 Notícias
-->