No Brasil, as influenciadoras digitais Andressa Suita (foto) e Mirella Santos, que eram loiras, já aderiram ao castanho
A pandemia e as regras de isolamento social influenciaram a tendência do castanho, pois como é um cabelo que exige bem menos cuidado que o loiro, a cliente não fica refém de retoque, avaliam os especialistas.
Gigi Hadid, Billie Eilish e Hailey Bieber já aderiram à tonalidade que parece ser uma das tendências dos cabelos em 2022. Loiro? Ruivo? Fios coloridos? Que nada! Se depender das famosas, o tom que vai bombar no próximo ano é o castanho.
Mas não são só as celebridades que estão aderindo ao tom escuro — que sempre foi um clássico mas agora parece vir com mais força. Segundo a hair stylist Bianca Hulmann, as madeixas nessa tonalidade tem sido uma das grandes preferências das mulheres por causa da praticidade.
"Cabelos escuros requerem menos cuidados no dia a dia. O loiro, por exemplo, tende a ficar mais ressecado, exigindo mais tratamentos e tempo para cuidar, além de poder ficar verde na piscina", explica Bianca.
Na opinião de Bianca, a pandemia e as regras de isolamento social influenciaram a tendência do castanho. "Como é um cabelo que exige bem menos cuidado que o loiro, e a cliente não fica refém de retoque. Isso foi um dos motivos que muita gente abandonou o loiro durante a pandemia, pois ficava mais difícil ir com frequência ao salão", pontua.
"As mulheres acabam optando por escurecer o cabelo para ter mais tempo para outras coisas", comenta a especialista. Caso a praticidade seja justamente seu objetivo para este verão, anote as dicas da hairstylist e se inspire no visual de algumas famosas que pintaram o cabelo em tons escuros.
Do verão ao inverno
O castanho parece ser o tom propício para o verão, já que exige menos retoques e a água da piscina não altera a coloração nem estraga ainda mais fios já ressecados.
Mas, no hemisfério norte, várias famosas também migraram para os fios escuros durante a atual temporada de inverno, como as modelos Gigi Haddid e Hailey Bieber. Quando o frio chegar no Brasil, portanto, é provável que a tendência continue em alta.
No Brasil, as influenciadoras digitais Andressa Suita e Mirella Santos, que eram loiras, já aderiram ao castanho.
Para quem estiver com vontade de pintar o cabelo mas ainda não se sente totalmente confiante em realizar uma mudança completa, a hairstylist Bianca dá mais uma sugestão.
"Dá para começar pelo tom morena iluminada, um tipo de tonalidade com mechas mais claras e espalhadas pelos fios que não requer retoque frequente e dá um ar de sofisticação ao look, não sendo apenas uma cor escura e sólida que pode pesar no visual".
Além da praticidade, a cor mais escura pode trazer um ar mais saudável aos fios, justamente por não ressecar tanto quanto tons mais claros.
Vale lembrar também que é possível explorar diferentes matizes que vão do loiro ao castanho escuro e, com a ajuda de um especialista, encontrar a cor que mais combina com você.