Procura por testes da Covid-19 aumenta em laboratório de Paraguaçu e pode haver falta de material

No Laboratório de Análises Clinicas Salomão Uni-Lab, entre dezembro e janeiro, a procura por testes da Covid-19 triplicou, informou a biomédica Érika Salomão.

Publicidade - OTZAds


No Laboratório de Análises Clinicas Salomão Uni-Lab, entre dezembro e janeiro, 
a procura por testes da Covid-19 triplicou, informou a biomédica Érika Salomão

Os testes para o diagnóstico da Covid-19 no Brasil podem acabar por falta de insumos, segundo alerta da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).

Em Paraguaçu Paulista a situação reflete o que acontece em nível nacional, de acordo com a biomédica Erika Salomão, do Laboratório de Análises Clinicas Salomão Uni-Lab. Entre dezembro e janeiro, a procura por testes triplicou no Laboratório, informou Érika.

“Como o aumento pela procura por mais exames foi de uma maneira muito rápida, até os próprios fabricantes estão tendo dificuldade de passar para os nossos fornecedores, com isso está havendo um atraso na entrega dos kits.  Estamos fazendo de tudo para não faltar material para nossos clientes, agora estamos aguardando”, relatou a biomédica.

Além da biomédica Erika Salomão, o Laboratório de Análises Clinicas Salomão Uni-Lab conta com o atendimento das auxiliares de laboratório Natalia e Tamires.

Confira a entrevista que a doutora Erika Salomão concedeu ao i7 Notícias, a respeito do aumento da procura por testes da Covid-19 e da falta de insumos:

i7 Notícias - Quais os testes da Covid-19 o Salomão Uni-Lab faz e quanto tempo demora para ficar pronto o resultado?

Erika Salomão - Estamos realizando o teste rápido antígeno para Covid-19, o swab, aquele do cotonete, e o Anticorpo Igg + Igm, que é o de sangue. Ambos ficam prontos em torno de 15 a 20 minutos.

i7 Notícias - Aumentou a procura pelos testes nos últimos dias?

Erika Salomão - A procura pelos testes tiveram um aumento significativo nos últimos dias, gerando inclusive a falta de material para coleta. Em relação a dezembro, por exemplo, a procura triplicou de uma maneira muito rápida.

i7 Notícias - Os testes para o diagnóstico da Covid-19 no Brasil podem acabar por falta de insumos, segundo alerta feito pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica. Como vocês estão se preparando, caso isso ocorra?

Erika Salomão - Como o aumento foi de uma maneira muito rápida, até os próprios fabricantes estão tendo dificuldade de passar para os nossos fornecedores, com isso está havendo um atraso na entrega dos kits.  Estamos fazendo de tudo para não faltar, agora estamos aguardando.

i7 Notícias - Como tem sido enfrentar essa situação novamente em Paraguaçu Paulista?

Erika Salomão - Embora os sintomas estão sendo mais leves do que a anterior, o contágio está sendo mais rápido e mais fácil devido à flexibilização do uso das máscaras.

i7 Notícias - Quais recomendações vocês fazem para quem precisar fazer o teste da Covid-19?

Erika Salomão - Nós estamos orientando todos nossos clientes que, no surgimento de alguns sintomas gripais, venham realizar o teste rápido antígeno (swab ) a partir do terceiro dia de sintomas.

Recomendamos que todos que se cuidem, usem máscaras, evitem ao máximo aglomerarem, e vacinem-se, pois as vacinas salvam vidas!!!


No surgimento de alguns sintomas gripais, o teste rápido
antígeno (swab ) deve ser realizado a partir do terceiro dia de sintomas

 


i7 Notícias i7 Notícias