Investigado por atropelar homem suspeito de furtar igreja, padre se apresenta em fórum

Frei Gustavo Trindade dos Santos, de 37 anos, se apresentou nesta quinta-feira (11), no fórum de Santa Cruz do Rio Pardo. Ele aguarda ser intimado para prestar depoimento.



Frei Gustavo Trindade dos Santos, de 37 anos, se apresentou nesta quinta-feira (11), no fórum 
de Santa Cruz do Rio Pardo. Ele aguarda ser intimado para prestar depoimento

O padre investigado por atropelar um homem e fugir sem prestar socorro após um furto em uma igreja de Santa Cruz do Rio Pardo se apresentou no fórum da cidade, acompanhado por dois advogados, por volta das 13h desta quinta-feira (11).

O frei Gustavo Trindade dos Santos, de 37 anos, apontado como o motorista que atropelou Ângelo Marcos dos Santos Nogueira, de 40 anos, aguarda ser intimado para prestar depoimento.

O atropelamento aconteceu na noite de sábado (7), na Avenida Tiradentes, e foi registrado por uma câmera de segurança.

O carro usado no atropelamento foi encontrado pela polícia e vai ser encaminhado para perícia. Segundo o boletim de ocorrência, a localização do veículo foi informada por um dos advogados que representa o frei Gustavo.

O carro, que pertence à diocese de Ourinhos, estava no estacionamento do Colégio Dominicano, que fica nas dependências do Santuário Nossa Senhora de Fátima. O veículo foi apreendido e deve passar por perícia.

Em nota, a diocese informou que o frei Gustavo "foi afastado de suas funções religiosas e se encontra disponível para livremente cooperar com a Justiça". Ainda conforme a igreja, o padre está arrependido pelo ato e pede orações pela saúde do homem atropelado.

De acordo com a polícia, o frei Gustavo é habilitado, mas deveria ter renovado a carteira de habilitação em fevereiro de 2020. No entanto, o padre deve, a princípio, responder apenas administrativamente pela CNH junto ao Detran.

Ainda de acordo com o boletim de ocorrência da apreensão, o veículo apresentava a parte da frente e as laterais danificadas. O caso é investigado como tentativa de homicídio e omissão de socorro, uma vez que o padre fugiu do local sem socorrer a vítima.

A polícia também apura o furto na secretaria paroquial. Por esse crime, Ângelo foi preso em flagrante e deve passar por audiência de custódia quando receber alta do hospital. A polícia ainda investiga se ele foi o autor de outro furto no mesmo local registrado um dia antes.

Justiça
A Justiça negou o pedido de prisão preventiva feito pela Polícia Civil contra o padre investigado, na terça-feira (10). O Ministério Público havia recomendado o indeferimento do pedido no mesmo dia.

O juiz Pedro de Castro e Sousa negou o pedido de prisão com o argumento de que, embora haja gravidade na conduta, a Justiça entende que o frei não oferece risco, e que os advogados estão colaborando com as investigações.

"Não há indícios de possível reiteração delitiva ou de que o investigado se furtará a aplicação da lei penal, sendo possível a sua manutenção em liberdade neste momento, com o consequente indeferimento do pleito policial", explicou o juiz.

No entanto, o juiz concedeu a quebra de sigilo dos dados telefônicos, considerando que, até o momento, o investigado não se apresentou para ser ouvido.

A decisão da Justiça determina que as empresas de telefonia forneçam os históricos de chamadas telefônicas, com todas as ligações e mensagens, efetuadas e recebidas, entre 7 de maio de 2022 e 9 de maio do mesmo ano.

A polícia também apura o furto na secretaria paroquial, que aparentemente teria motivado a atitude do padre. Por esse crime, Ângelo foi preso em flagrante e deve passar por audiência de custódia quando receber alta do hospital.

O atropelamento
Segundo o boletim de ocorrência, o homem atropelado furtou a casa paroquial da Igreja São Sebastião arrombando uma das janelas. Ele fugiu do local levando três moletons e uma camiseta.

Os policiais militares foram chamados por testemunhas, que anotaram a placa do veículo. Pelas imagens dá para ver que o carro chega a entrar na garagem da loja de tintas (veja acima).
Ângelo foi socorrido com ferimentos graves à Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo, onde passou por cirurgia. Ele ainda estava com as peças de roupa que tinha acabado de furtar, informou a polícia.

O caso repercutiu nas redes sociais e o padre Júlio Lancellotti, conhecido por ações para ajudar pessoas em situação de rua na capital paulista, criticou a atitude do religioso no interior de São Paulo.
 



i7 Notícias
-->