Queda na temperatura pode intensificar dores no joelho e quadril em pessoas com artrose

Especialistas alertam sobre a importância do exercício físico para diminuir a dor nas articulações.



Especialistas alertam sobre a importância do exercício físico para diminuir a dor nas articulações

A queda nas temperaturas ocorrida no decorrer dessa semana em todo o Brasil, pode afetar pessoas com artrose e problemas relacionados às articulações do joelho e quadril.

Especialmente para os idosos e pacientes que já sofrem com dores nos joelhos e quadris, a baixa temperatura gera impacto nos movimentos.

De acordo com o ortopedista e cirurgião especialista em joelho e quadril, Thiago Fuchs, essa é uma queixa frequente nos consultórios quando o inverno chega. "Pacientes com lesões degenerativas, como artrose de joelho e quadril, e lesões inflamatórias, como tendinites e tendinopatias, têm maiores queixas. Isso ocorre porque o frio afeta o metabolismo e a circulação sanguínea, intensificando os sintomas. A prática de atividade física e o tratamento adequado são fundamentais nestes casos”, explica Thiago.

Artrose

Também chamada de osteoartrite, essa é uma doença crônica que consiste no desgaste da cartilagem que envolve o osso, provocando um atrito nas articulações, principalmente no joelho e quadril. Entre as causas mais comuns estão a sobrecarga nas articulações provocadas pelo excesso de peso e obesidade, traumas que podem causar fraturas, lesões de ligamentos, meniscos e cartilagem, prática esportiva excessiva ou sem acompanhamento profissional, falta de preparo físico e sedentarismo e desgaste natural da cartilagem ao longo do tempo com o avanço da idade.

O ortopedista e especialista em cirurgia do joelho há mais de 30 anos, Rogério Fuchs, explica que a artrose afeta a qualidade de vida dos pacientes de modo significativo. Segundo ele, o joelho é considerado uma das articulações do corpo que mais trabalha próximo aos seus limites fisiológicos, o que aumenta as chances de lesão.

"Quando esfria, há uma diminuição da pressão atmosférica, e isso alteraria a pressão dos micros vasos e micro artérias, o que pode ocasionar desconforto. É importante lembrar que pessoas que foram submetidas a cirurgias ósseas ou articulares também podem apresentar essa dor em dias mais frios nos primeiros dois anos do pós-operatório, diminuindo com o passar do tempo”, afirma Rogério.

Ele alerta que quando a intensidade da dor é maior, o recomendado é procurar um ortopedista especializado para avaliação e tratamento adequado

Artrose tem cura?

A artrose é uma doença que não tem cura. O problema é caracterizado pelo desgaste da cartilagem dos dois lados da articulação. Existem tratamentos paliativos, mas o fim do problema está relacionado com uma artroplastia da articulação afetada pela doença.

“A artrose ainda é uma doença irreversível. O mundo busca o estudo sobre a artrose e quais as soluções para esse problema articular. A cirurgia substitui a artrose por uma prótese. Já os tratamentos biomecânicos, posturais, analgésicos e terapias biológicas buscam a melhora da condição da articulação para ganhar mais tempo e durabilidade”, afirma Thiago Fuchs.

“Até o momento, nós temos tratamentos preservadores e paliativos. A cura é uma cirurgia de substituição, uma artroplastia da articulação, no caso do quadril, uma prótese total do quadril”, finaliza o especialista.



i7 Notícias
-->