MP pede que padre investigado por atropelar suspeito de furtar igreja seja intimado a depor

Inquérito foi concluído sem depoimento do frei. Cabe à Justiça decidir se enviará uma nova carta de intimação ao endereço do convento para onde o padre se mudou.



Inquérito foi concluído sem depoimento do frei. Cabe à Justiça decidir se enviará uma nova carta de intimação ao endereço do
convento para onde o padre se mudou; Gustavo Trindade dos Santos foi indiciado por tentativa de homicídio

O Ministério Público (MP-SP) recebeu o inquérito concluído pela Polícia Civil que investigou o padre suspeito de atropelar Ângelo Marcos dos Santos Nogueira, de 40 anos, que teria furtado a casa paroquial de uma igreja em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) no último dia 7 de maio. O padre Gustavo Trindade dos Santos foi indiciado por tentativa de homicídio.

Em resposta, o MP solicitou à Justiça Criminal que intime o padre para prestar depoimento. O delegado responsável pelo caso, Valdir Alves de Oliveira, concluiu o inquérito sem a oitiva do padre, já que o mesmo foi intimado a ir até a sede do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) na capital paulista e não compareceu ao local.

Um novo pedido do advogado do frei, protocolado no dia 26 de maio ao juiz, informou que o padre Gustavo deseja ser ouvido para prestar esclarecimentos sobre o caso. Cabe à Justiça decidir se enviará uma nova carta de intimação ao endereço do convento Santo Alberto Magno, no bairro de Perdizes, para onde o investigado se mudou.

Internado desde o dia do atropelamento, Ângelo teve uma melhora e voltou para a Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo, depois de ter sido encaminhado para Ourinhos. No momento, o estado de saúde é estável e ele está fora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Um exame de corpo de delito foi solicitado pelo Instituto Médico Legal (IML) para periciar a gravidade dos ferimentos.

Dois pedidos de prisão preventiva contra Gustavo já foram feitos pela polícia, mas negados pela Justiça.

A Polícia Civil de Santa Cruz do Rio Pardo confirmou que se trata de uma nova testemunha identificada pelo setor de inteligência. O homem, que não teve identidade revelada, seria um jovem estudante da Escola Apostólica Dominicana e estaria no banco do passageiro, ao lado do frei, no momento do atropelamento.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, o estudante prestou depoimento e alegou que estaria em estado de choque depois do ocorrido e, por isso, não teria se apresentado à polícia.

Em 23 de maio, quatro dias depois de faltar ao depoimento, o padre Gustavo participou de uma missa no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Santa Cruz do Rio Pardo.

Furto na casa paroquial
Segundo o boletim de ocorrência, o homem atropelado furtou a casa paroquial da Igreja São Sebastião arrombando uma das janelas. Ele fugiu do local levando três moletons e uma camiseta. Câmeras de segurança flagraram Ângelo furtando a casa paroquial momentos antes de ser atingido por um carro da diocese de Ourinhos.

Após mexer nas gavetas e circular pela área, ele se dirige a um cesto, no qual se encontram algumas roupas. O suspeito remexe em várias peças, quando decide levar algumas e foge do local (assista abaixo). Ainda segundo o boletim de ocorrência, o atropelado furtou três moletons e uma camiseta.

Em outras imagens de câmeras de segurança, é possível ver a fuga de Ângelo por um outro ângulo. Ele corre pela rua, quando o carro da casa paroquial, sob direção do padre Gustavo, vira a esquina, persegue Ângelo, entra na calçada e o atinge.

Após prensar o suspeito do furto contra a vitrine de uma loja de tintas, o padre retorna à via e sai em disparada do local. Nas imagens, é possível ver parte da lateral dianteira do carro danificada.

Após ser atropelado, Ângelo foi internado na Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo, em estado grave, onde passou por uma cirurgia, e precisou ser transferido para Ourinhos. Além dos diversos ferimentos sofridos ao ser atropelado, ele contraiu uma infecção hospitalar, segundo sua advogada.

A polícia apura o furto na secretaria paroquial, que aparentemente teria motivado a atitude do padre. Por esse crime, Ângelo chegou a ser preso em flagrante no dia do atropelamento, mas será investigado em liberdade.

De acordo com a polícia, o frei Gustavo, apesar de ser habilitado, deveria ter renovado a carteira de habilitação em fevereiro de 2020. Por esse delito, o padre deve, a princípio, responder apenas administrativamente pela CNH junto ao Detran.



i7 Notícias
-->