Sobrecoxa de frango com salsão, tomilho e laranja

Pele crocante, dourada; carne úmida e suculenta. Se o dicionário tivesse uma definição de frango perfeito, seria essa.


Pele crocante, dourada; carne úmida e suculenta. Se o dicionário tivesse uma definição de frango perfeito, seria essa. E o caminho para atingir a perfeição a gente traçou com uma técnica simples: dourar as sobrecoxas do frango na panela e finalizar no forno. Além da textura, esta receita também arrasa no sabor, mesclando perfumes cítricos e frescos com o ardidinho do gengibre em pó.

INGREDIENTES

6 sobrecoxas de frango com pele e osso (cerca de 1,2 kg)

6 talos de salsão

3 dentes de alho

1 xícara (chá) de água

⅔ de xícara (chá) de vinho branco

tiras da casca de 1 laranja

1 colher (sopa) de azeite

8 ramos de tomilho-limão

1 ½ colher (chá) de gengibre em pó

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).

Tempere as sobrecoxas com o gengibre, 1½ colher (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto (cuidado para não soltar a pele do frango). Mantenha as sobrecoxas em temperatura ambiente enquanto o forno pré-aquece — se elas estiverem geladas na hora de ir para a panela, vão cozinhar no próprio vapor em vez de dourar.

Lave o salsão sob água corrente e seque com um pano. Reserve as folhas de 2 talos e corte cada talo na diagonal, em pedaços de 5 cm. Com a lateral da lâmina da faca, amasse os dentes de alho e descarte as cascas.  

Leve ao fogo médio uma caçarola baixa que possa ir ao forno (ou uma frigideira de borda alta). Quando estiver bem quente, regue com o azeite e coloque as sobrecoxas, uma ao lado da outra, com a pele voltada para baixo. Deixe dourar, sem mexer, por cerca de 8 minutos. Atenção: só vire as sobrecoxas quando as peles estiverem bem douradas e descolarem facilmente do fundo, do contrário podem grudar e rasgar. Com uma pinça, vire as sobrecoxas e deixe dourar o outro lado por 4 minutos. Transfira para uma travessa e reserve.

Mantenha a panela em fogo médio e coloque os pedaços de salsão — nem precisa regar com azeite, eles vão dourar na gordura do frango. Tempere com uma pitada de sal e refogue por 5 minutos.

Adicione as tiras da casca de laranja e os dentes de alho. Volte as sobrecoxas para a panela e disponha os ramos de tomilho e as folhas de salsão entre os pedaços.

Desligue o fogo e regue com a água e o vinho, com cuidado para não molhar a pele das sobrecoxas — assim elas ficam mais crocantes depois de assadas. 

Leve a panela ao forno para assar por cerca de 30 minutos para o frango e o salsão terminarem de cozinhar. Sirva a seguir com o molho que se formou na panela.
 
OBS: se você não tiver uma caçarola (ou frigideira de borda alta) que possa ir ao forno, não deixe de fazer essa receita. Doure as sobrecoxas numa frigideira, refogue o salsão e transfira para um refratário para assar com os outros ingredientes.
 



i7 Notícias
-->