Alunas de projeto da Unimed participam de atividades com esportistas renomados do basquete

As atividades foram com o ex-árbitro internacional de basquete e paraguaçuense Toni Affini e com o pivô ex-seleção brasileira Josuel.



As atividades foram com o ex-árbitro internacional de basquete e paraguaçuense Toni Affini e com o pivô ex-seleção brasileira Josuel

Foi realizado em Paraguaçu Paulista o Torneio Toni Affini Basquete Master entre os dias 16 e 19 últimos, reunindo equipes master masculina e feminina da região. Uma das ações do evento foi a realização do Festival Interno do Projeto Centro de Treinamento Unimed – CTU – pelo Instituto Unimed Assis de Sustentabilidade.

O Festival contou a participação do homenageado, o paraguaçuense Toni Affini, ex-árbitro internacional de basquete, além do pivô ex seleção brasileira Josuel. 

Toni nasceu em Paraguaçu Paulista, apitou duas olimpíadas, em 1988 (Seul/COR), apitando a final entre União Soviética X Iugoslávia e 1992 (Barcelona/ESP), onde arbitrou a primeira partida do Dream Team, além do Campeonato Mundial Masculino em 1990, realizado na Argentina. 

Além do Toni Affini, o festival contou com a participação do Pivô, ex seleção brasileira de basquete Josuel, representando o Brasil em várias competições, destacando as Olimpíadas - 1992 e 1996 / Mundial - 1990, 1994 e 1998 / Pan-Americano - 1991, 1995 e 1999 / Sul-Americano - 1991, 1993, 1995 e 1999. Foi Ouro - Winnipeg (Canadá) – 1999 e Bronze - Mar del Plata (Argentina) – 1995.

Os convidados explanaram para as crianças sobre sua trajetória colocando a importância do esporte em suas vidas, destacando que qualquer pessoa que tenha um sonho, com foco pode chegar a seu objetivo.

O festival contou com a presença de mais de 70 crianças. Participaram as alunas do programa CTU e as alunas da entidade Luizas de Marilac, além dos alunos do Projeto de Basquete AFC/ABP e o Projeto de Basquete do PTC, todas as crianças participaram de um jogo de basquete.

O objetivo do Festival foi o de despertar nas crianças participantes do projeto valores éticos e morais, de compreensão e amizade, bem como proporcionar atividades de bem-estar e fortalecimento de vínculos afetivos, exercitar a socialização, o companheirismo, a competição saudável e a superação de seus limites.  

A prática poliesportiva estimula a coordenação e os aspectos cognitivos e é importante para desenvolver força e resistência muscular, flexibilidade, composição corporal e o sistema cardiorrespiratório. O esporte faz parte do desenvolvimento humano e muitos benefícios começam com a sua prática na fase de infância e adolescência. Além disso, a prática esportiva possibilita uma socialização dos participantes de mesma idade, o que é essencial na formação e no desenvolvimento da personalidade do indivíduo ressalta Rodrigo Brino_Professor de Basquete do Instituto Unimed Assis Sustentabilidade.

Organização
Instituto Unimed Assis de Sustentabilidade
Associação Basquete Paraguaçu

Apoio
Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista
Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista
 

CACAU SHOW


i7 Notícias i7 Notícias