Alunas de projeto da Unimed participam de atividades com esportistas renomados do basquete

As atividades foram com o ex-árbitro internacional de basquete e paraguaçuense Toni Affini e com o pivô ex-seleção brasileira Josuel.



As atividades foram com o ex-árbitro internacional de basquete e paraguaçuense Toni Affini e com o pivô ex-seleção brasileira Josuel

Foi realizado em Paraguaçu Paulista o Torneio Toni Affini Basquete Master entre os dias 16 e 19 últimos, reunindo equipes master masculina e feminina da região. Uma das ações do evento foi a realização do Festival Interno do Projeto Centro de Treinamento Unimed – CTU – pelo Instituto Unimed Assis de Sustentabilidade.

O Festival contou a participação do homenageado, o paraguaçuense Toni Affini, ex-árbitro internacional de basquete, além do pivô ex seleção brasileira Josuel. 

Toni nasceu em Paraguaçu Paulista, apitou duas olimpíadas, em 1988 (Seul/COR), apitando a final entre União Soviética X Iugoslávia e 1992 (Barcelona/ESP), onde arbitrou a primeira partida do Dream Team, além do Campeonato Mundial Masculino em 1990, realizado na Argentina. 

Além do Toni Affini, o festival contou com a participação do Pivô, ex seleção brasileira de basquete Josuel, representando o Brasil em várias competições, destacando as Olimpíadas - 1992 e 1996 / Mundial - 1990, 1994 e 1998 / Pan-Americano - 1991, 1995 e 1999 / Sul-Americano - 1991, 1993, 1995 e 1999. Foi Ouro - Winnipeg (Canadá) – 1999 e Bronze - Mar del Plata (Argentina) – 1995.

Os convidados explanaram para as crianças sobre sua trajetória colocando a importância do esporte em suas vidas, destacando que qualquer pessoa que tenha um sonho, com foco pode chegar a seu objetivo.

O festival contou com a presença de mais de 70 crianças. Participaram as alunas do programa CTU e as alunas da entidade Luizas de Marilac, além dos alunos do Projeto de Basquete AFC/ABP e o Projeto de Basquete do PTC, todas as crianças participaram de um jogo de basquete.

O objetivo do Festival foi o de despertar nas crianças participantes do projeto valores éticos e morais, de compreensão e amizade, bem como proporcionar atividades de bem-estar e fortalecimento de vínculos afetivos, exercitar a socialização, o companheirismo, a competição saudável e a superação de seus limites.  

A prática poliesportiva estimula a coordenação e os aspectos cognitivos e é importante para desenvolver força e resistência muscular, flexibilidade, composição corporal e o sistema cardiorrespiratório. O esporte faz parte do desenvolvimento humano e muitos benefícios começam com a sua prática na fase de infância e adolescência. Além disso, a prática esportiva possibilita uma socialização dos participantes de mesma idade, o que é essencial na formação e no desenvolvimento da personalidade do indivíduo ressalta Rodrigo Brino_Professor de Basquete do Instituto Unimed Assis Sustentabilidade.

Organização
Instituto Unimed Assis de Sustentabilidade
Associação Basquete Paraguaçu

Apoio
Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista
Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista
 



i7 Notícias
-->