Ainda vale a pena ter uma esteira em casa? Conheça as principais vantagens e desvantagens

Para acabar com esse mistério, separamos as principais vantagens e desvantagens de ter esse aparelho em casa, e saber se vale a pena o investimento. Vamos lá?


O exercício físico é parte primordial dos cuidados com a nossa saúde, e por isso, deve ser incluído em nossa rotina como uma das formas mais eficazes de manter a sua saúde em dia. Existem diversos aparelhos que podem nos ajudar com essa missão, até mesmo em nossa casa, e um deles é a melhor esteira ergométrica.

Contudo, é comum ficar em dúvida e não saber se ainda vale a pena, realmente, ter uma esteira em casa, já que o mais usual, atualmente, é treinar em academias. Para acabar com esse mistério, separamos as principais vantagens e desvantagens de ter esse aparelho em casa, e saber se vale a pena o investimento. Vamos lá?

Ainda vale a pena ter uma esteira em casa?

Que a nossa saúde deve ser uma prioridade em nossa vida, nós já sabemos. Contudo, manter esses cuidados em dia, principalmente por meio dos exercícios físicos, pode ser um grande desafio, seja pela correria da nossa rotina ou pela falta de tempo de ir todos os dias a uma academia. 

A esteira é um dos recursos mais procurados para ter em casa, e conseguir se cuidar mesmo com pouco tempo disponível. Mas, para saber se ainda vale a pena ter uma em casa, devemos conhecer as vantagens que esse aparelho nos oferece no ambiente doméstico e também as possíveis desvantagens. Dessa forma, fica mais fácil fazer uma escolha assertiva. Vamos, juntos, conferir um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens e saber se ainda vale a pena ter uma esteira em casa? Vamos lá!

VANTAGENS

As vantagens de ter uma esteira em casa são, sem dúvidas, maiores que as desvantagens. Sendo assim, ter esse recurso para se exercitar sempre que quiser é um ótimo incentivo para se manter saudável e com os exercícios em dia. Abaixo, confira algumas das principais vantagens de ter uma esteira em casa para se exercitar:

Ambiente familiar e tranquilo para o treino

Principalmente para quem gosta de um ambiente mais calmo e sem tumulto de pessoas, ter uma esteira para se exercitar em casa é uma ótima pedida. Algumas academias têm um grande número de alunos, e com isso, o ambiente não fica convidativo para todos os perfis de pessoas. 

É uma ótima opção, também, para continuar treinando e mantendo os exercícios em dia mesmo em dias de chuva ou quando você não puder se deslocar até a academia para treinar. Assim, você mantém os seus resultados e a sua saúde sempre em dia. Além disso, em casa, você pode personalizar o ambiente e tornar o seu treino mais confortável, com as suas playlists, com algum programa de TV goste, etc. Dessa forma, fica muito mais gostoso treinar!

Maior controle sobre aspectos externos

Ao treinar apenas na academia, você não tem tanto controle sobre os aspectos externos, como a música, movimentação do local, disponibilidade dos aparelhos para treino, etc. Ao ter em casa a sua própria esteira, poderá usar sempre que quiser e modular o ambiente para que seja o mais agradável possível. 

Além disso, como citamos no primeiro tópico, ficará muito mais fácil manter os treinos em dia em épocas chuvosas ou que esteja trabalhando mais e não possa se deslocar até uma academia, por exemplo. Também, não passará pelo problema de interrupções na hora do treino, falta de esteiras disponíveis, etc.

Controle da dinâmica e ritmo

Uma das principais vantagens de ter uma esteira em casa é fazer o exercício no seu próprio ritmo, respeitando o seu tempo e resistência, alternando a velocidade e o tempo desejado, diferente do que se pode fazer ao correr ao ar livre em parques, por exemplo. Além disso, é possível conhecer melhor os recursos do aparelho ao tê-lo em casa, pois terá mais tempo para conhecer o seu funcionamento e explorar as suas ferramentas. Também, não precisará treinar rápido ou interromper o seu treino na academia, caso a disputa pelos aparelhos seja grande.

Minimiza os riscos de lesões

Se você não deseja, no momento, treinar força ou musculação para evitar lesões ou para que o seu corpo vá se acostumando com os exercícios físicos, a esteira é uma ótima opção. Além disso, se você já está lesionado e precisa se recuperar em casa, poderá usar a esteira como parte dessa reabilitação, pois é você quem controla o ritmo de uso, velocidade, etc. É um ótimo recurso para esses cuidados momentâneos!

DESVANTAGENS

Contudo, por mais que ter uma esteira em casa tenha diversos benefícios, podemos encontrar algumas desvantagens no caminho, como por exemplo:

Acostumar-se com a modalidade

Muitas vezes, ter a sua disposição, em casa, um aparelho para se exercitar, pode favorecer a falta de comprometimento com os exercícios físicos, e dessa forma, colocar em risco todo o seu resultado construído anteriormente.

Mas, isso não é uma regra. Para que não haja essa falta de cuidados com a sua saúde ou até mesmo a possibilidade de acostumar-se com a esteira sempre a sua disposição em casa, estipule horários para o treino e mantenha o ambiente aconchegante, colocando alguma música que goste, por exemplo. Assim, fica muito mais fácil concluir o seu objetivo de se manter firme nos exercícios físicos.

Será necessário, se você não tiver, investir em tênis adequados

Para que a prática dos exercícios seja feita corretamente e com segurança, será preciso investir em tênis anatômicos e com bons amortecedores de impacto. Assim, você evita dores, lesões ou até mesmo desgaste das articulações. Se você não tiver esse tipo de tênis antes de investir em uma esteira, precisará fazer este investimento, pois assim evitará maiores problemas ao longo da prática do exercício.



i7 Notícias
-->