Conheça 3 equipamentos simples para fazer exercício em casa

Separamos 3 equipamentos simples para fazer exercício em casa e dicas de exercícios para usufruir de todos os recursos que eles oferecem. Vamos lá?


Hoje em dia, para manter a nossa saúde e bem-estar, temos à disposição diversos equipamentos para treinar em casa, sem precisar se deslocar do nosso lar. Com isso, otimizamos a nossa rotina e mantemos nossos treinos em dia, de forma mais acessível e prática. As mini bands, por exemplo, são ótimos equipamentos para turbinar os seus treinos em casa.

Para escolher bons equipamentos para treinar em casa, contudo, é preciso levar em consideração diversos pontos, como o seu espaço para armazená-los, a sua experiência com estes equipamentos e o seu objetivo, se é fazer exercícios cardio, para tonificar os músculos, de resistência, etc. Assim, você se certifica de escolher o que é mais adequado para cuidar da sua saúde.

Pensando nisso, separamos 3 equipamentos simples para fazer exercício em casa e dicas de exercícios para usufruir de todos os recursos que eles oferecem. Vamos lá?

Mini band ou faixa elástica

As faixas elásticas ou mini bands podem ser usadas em diversos exercícios, como flexões na barra, no chão, agachamentos, e até mesmo para fazer remadas, e muitas outras modalidades. Geralmente, elas têm poucas contraindicações de uso e equipamentos baratos, sendo acessíveis a grande maioria das pessoas. 

Existem, hoje em dia, minibands ou faixas elásticas de baixa, média e alta intensidade. Cada uma delas adiciona uma carga específica de força no seu exercício, contribuindo para o ganho de massa magra, tônus muscular e também queima de calorias.

São recursos práticos, ideais para os treinos em casa, e podem ser enroladas até ficarem do tamanho de uma meia, perfeitas para guardar em bolsas pequenas e para pessoas com pouco espaço para guardar os seus equipamentos. Para mantê-las sempre funcionais, longe de furos, rasgos e em bom estado, após o uso, guarde em gavetas ou locais protegidos.

Para aproveitar todos os benefícios das faixas elásticas, pratique os seguinte exercícios:

Remada com a faixa: Para fazer a remada com a faixa, primeiro prenda a mini band em uma maçaneta ou outro local seguro, em que não possa escorregar. Fique em frente a parte presa com o seu braço bem estendido, segure a faixa com a mão e dê um passo para trás, enquanto a faixa estica. Fique em posição de agachamento, e foque sua força na região do core, puxando a faixa em direção ao seu peito. O movimento é ideal para fortalecer o corpo de remadores e escaladores, por exemplo.

Flexão com a faixa: A faixa elástica serve, na verdade, para dificultar esse exercício clássico, fazendo com a resistência da faixa aumente a sua força, e por fim, o tônus muscular com o tempo de prática. Para isso, passe a faixa nas suas costas e segure cada extremidade dela com uma mão e assim, faça a flexão.

Barra fixa

A barra fixa, por sua vez, é um equipamento um pouco maior, mas igualmente portátil e ideal para treinos em casa. Com ele, é possível fazer diversas modalidades de esportes e é recomendado para todo tipo de pessoa que queira ganhar força e tônus muscular. É indicado, em grande parte das vezes, para escaladores e montanhistas ganharem mais força para os seus respectivos esportes.

Para aproveitar todos os benefícios das barras fixas, pratique os seguinte exercícios:

Flexão na barra: Neste caso, a flexão é a prática já conhecida, a mesma que indicamos com a faixa elástica. Contudo, para evitar lesões e dores depois do exercício, mantenha o seu corpo sempre bem reto durante a prática, e durante as repetições, use as alças que permitem com que as palmas das suas mãos fiquem sempre de frente uma para a outra, diminuindo o estresse nos seus cotovelos.

Lat hang: O lat hang consiste em pendurar-se na barra para alongar os seus músculos dorsais, e assim, evitar lesões. Ao fazer uma impulsão com os ombros, pendure-se na barra com os seus braços bem esticados. Acione o posterior da sua coxa para que a pélvis se mantenha inclinada para frente. Inspire fundo e vá soltando o ar devagar. Assim, sentirá os músculos se alongando.

Faixas de suspensão

As faixas de suspensão são duas faixas que podem ser penduradas na porta ou outro local alto, fixo e seguro, permitindo que você dificulte qualquer exercício que consista em levantamento corporal. Este equipamento para exercícios físicos são indicados para quem quer ganhar mais resistência e tônus muscular, pois adicionam aos exercícios mais força e atrito. Depois, guarde-as em uma gaveta pequena, para evitar rasgos, furos ou que perca a sua funcionalidade.

Para aproveitar todos os benefícios das faixas de suspensão, pratique os seguinte exercícios:

Prancha suspensa: Esse movimento ensina a acionar a região do core enquanto estende os seus membros inferiores, o que é muito importante em qualquer modalidade esportiva. Para isso, fique em posição de prancha, com os seus antebraços no chão, e suspenda os pés nas faixas de suspensão. Assim, seu corpo deve estar rígido e paralelo ao solo, mantendo-se reto enquanto puxa todo o corpo para trás por cerca de um pé. Depois disso, pare e mova-se para  a frente de novo.

E aí, qual destes equipamentos você mais se interessou?

Qualquer uma das opções acima é uma ótima opção para se exercitar e cuidar da sua saúde. Eles ocupam pouco espaço, têm um valor acessível, não precisam de montagem e principalmente, podem proporcionar o que você precisa para alcançar o seu objetivo, seja ele emagrecer, manter o peso, ganhar massa magra, tônus muscular, etc. É só escolher o que mais for interessante para a sua realidade no momento!



i7 Notícias
-->