Robótica é tema de peça infantil que chega às escolas públicas Paraguaçu Paulista

Crianças e adolescentes do estado poderão assistir gratuitamente ao espetáculo “Robótica - A nova geração tecnológica”



Crianças e adolescentes do estado poderão assistir gratuitamente ao espetáculo “Robótica - A nova geração tecnológica”

Os robôs já não são só uma fantasia de histórias de ficção científica. Estudos recentes projetam que o setor de robótica deve crescer 10 vezes até o final desta década, impulsionado por inovações de startups, avanços tecnológicos e mudanças no comportamento do consumidor.

A nova convivência entre humanos, máquinas e algoritmos deve gerar 10 milhões de novos postos de trabalho até 2025 e, no Brasil, acende o alerta para a pouca mão de obra especializada e a necessidade de absorver esta nova demanda de mercado. É neste contexto que crianças e adolescentes das escolas municipais da região oeste do interior do estado de São Paulo são convidadas a participarem do espetáculo “Robótica -- A nova geração tecnológica”.

O projeto é idealizado e realizado pelo Diverte Teatro Viajante, que leva cultura, entretenimento, arte e conhecimento através do teatro para crianças e adolescentes de todo o Brasil. No total, serão 20 apresentações no oeste paulista, também em Paraguaçu Paulista.

Por meio de lei federal de incentivo à cultura, as apresentações contam com o apoio do Ministério do Turismo e da Cocal - empresa nacional, produtora de energia renovável e que já atua há mais de quatro décadas no setor sucroenergético produzindo cana-de-açúcar, açúcar, etanol, energia elétrica e biogás.

Viagem no tempo

O espetáculo fará uma viagem no tempo para mostrar que a robótica, mesmo sendo uma tendência tecnológica atual, já é discutida há muitos séculos. O filósofo grego Aristóteles sonhava com uma época em que as ferramentas receberiam ordens e fariam o que lhes era dito para fazer - sem mais necessidade de ajudantes ou escravos.

Em “Robótica - a nova geração tecnológica”, o professor Elektro e seu ajudante Robo-tim realizarão, junto às crianças, uma viagem no tempo, para ir mostrando como os sonhos de Aristóteles estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia e ajudam em muitas atividades em casa, na indústria, etc.

Com um cenário lúdico e uma trilha sonora e iluminação pensadas para criar o ambiente perfeito para conhecimento do assunto, a peça permite que crianças das localidades beneficiadas entendam que a nova geração tecnológica -- a Robótica - está presente de muitas formas no nosso dia a dia e que é possível criar seus próprios robôs em casa.

“A ideia deste espetáculo é criar uma imersão na imaginação e mostrar como ela pode se tornar realidade com uso da inteligência artificial. Esperamos contribuir para a formação de agentes atuantes e transformadores do nosso futuro, refletindo os conhecimentos adquiridos para as demais gerações”, conta o diretor do projeto Diverte Teatro Viajante, Júlio Martinez.

Serviço

Com o objetivo de ampliar a inclusão por meio da experiência artística, o Diverte Teatro Viajante realiza espetáculos que contam com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Peça: “Robótica -- A nova geração tecnológica”

Data: 10/08/2022
Horários: 10h e 13h

Local: Clube da Juventude 3
Endereço: Rua José Lino de Palva, 304.


Data: 10/08/2022
Horários: 15h30

Local: Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Clube da Juventude 1
Endereço: Rua Sebastião Ribeiro Nogueira, s/n.

Data: 11/08/2022
Horários: 08h30

Local: Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Clube da Juventude 1
Endereço: Rua Sebastião Ribeiro Nogueira, s/n.

ÓPTICA JOVEM


i7 Notícias i7 Notícias