Paraguaçu participa da Semana de Intensificação de Prevenção à Tuberculose

A doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges



Paraguaçu participa da Semana de Intensificação de Prevenção à Tuberculose

Até o dia 16 de setembro Paraguaçu Paulista participará da Semana de Intensificação de Prevenção à Tuberculose. Trata-se de uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges.

Os profissionais das Unidades de Saúde do município estão atentos aos sintomas que são tosse (em alguns casos acompanhada de sangue), febre, emagrecimento, perda de apetite e sudorese noturna. 

O diagnóstico é realizado pela avaliação clínica do paciente, exames laboratoriais e raio X . 

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.

Essa semana a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Andrade Cortez Romeiro, reuniu-se com os Agentes de Saúde e enfermeiras para que seus olhos estejam atentos e voltados a essa doença, passando orientações aos pacientes sobre sintomas e formas de tratamento.

A doença tem cura e seu tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso é importante que o paciente tome os medicamentos de forma regular (todos os dias, em doses adequadas) e pelo tempo previsto que é no mínimo de seis meses. Com aproximadamente 15 dias de tratamento, a transmissão da bactéria do indivíduo doente para outras pessoas é interrompida, evitando novos casos da doença.

O abandono do tratamento é um dos principais desafios para o controle da tuberculose e favorece a manutenção de sua transmissão. Adicionalmente, essa situação pode causar a resistência da bactéria aos medicamentos utilizados no tratamento, o que pode levar à ocorrência de casos graves e óbito.

Fique atento, em caso de sintomas procure a Unidade de Saúde mais próximo de sua casa.



i7 Notícias
-->