História futebolística do Paraguaçu e seus acontecimentos

O Paraguaçu é um time com uma história bem interessante e vale a pena compreender o que se passou, desde seus anos dourados e até hoje, para saber o que aconteceu. Venha descobrir!


O futebol brasileiro é marcado por muitas histórias, de muitos times e, sem dúvida, qualquer torcedor gosta de saber o que se passa com as equipes e o que as trouxe até à atualidade.

O Paraguaçu, ou como é mais conhecido Esporte Clube Paraguaçuense (ou simplesmente Paraguaçuense) é um time do interior do Estado de São Paulo e que se originou em 1965 na cidade de Paraguaçu.

Utilizando o azul e o branco, esse time viveu momentos de intenso sucesso e foi até campeão Paulista Serie A2, marcando seu nome na história do futebol brasileiro. Ainda assim, alguns problemas acabaram marcando também seu historial, nos transportando até hoje num ambiente de clara instabilidade esportiva.

Venha conhecer esse antigo campeão da segunda divisão (atual A2) e saber o que sucedeu para que o time não subisse para a elite brasileira de futebol.

A história desse time

Inicialmente chamado de Esporte Clube Municipal, o Esporte Clube Paraguaçuense foi fundado pelos funcionários da prefeitura, tendo seu primeiro campeonato na antiga quarta divisão (série B atual) em 1966. Desceria para a terceira divisão em 1968, se mantendo aí até 1970, momento no qual pararia, retomando atividade apenas 5 anos mais tarde, vindo a oscilar entre as divisões mais pequenas entre 1977 e 1980.

Seu nome e sua nova sorte nasce em 1981, quando se torna o Esporte Clube Paraguaçuense, obtendo então maiores apoios e ganhando o nome de “azulão” entre os torcedores.

Com esse apoio renovado, o time acabaria se sagrando campeão na Segunda Divisão, se destacando. Ainda assim, devido a restruturações organizacionais nas divisões da Federação Paulista de Futebol, esse time acabaria não subindo de divisão, o que gerou problemas internos na equipe por questões econômicas.

Em todo esse processo de instabilidade interna, o time acabou perdendo o troféu de campeão, que não lhe seria entregue e se licenciaria das competições em 2008.

O time na última década

Uma vez que a maior conquista do time havia sido o título do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (atual A3) de 1993 e com tudo o que sucedeu, houve um forte rebate no time.

Este viria a ser administrado pela Paraguaçu Atlético Futebol Ltda, uma empresa privada, desde 2015, o que significou então um retorno à Segunda Divisão Paulista.

Em 2020, acabaria por conseguir finalmente que seu antigo requerimento tivesse seguimento e lhe fosse entregue o troféu da A2.

Uma imagem de um certificado de filiação na Federação Paulista seria publicado nas redes sociais da equipe no começo deste ano, indiciando que o time possa estar retornando à disputa da A2, para grande satisfação de seus torcedores.

Em 1993, o Azulão do Vale, conquistou o título de Campeão da Segunda Divisão (atual A2).

A expectativa do retorno do time azulão à quadra faz parte das emoções de muitos torcedores brasileiros, que ainda recordam os momentos de glória do time paulista.
 


i7 Notícias i7 Notícias