Ragu mediterrâneo de legumes com polenta

Depois desta receita, ninguém vai poder dizer que um prato vegetariano é sem graça.


PARA O RAGU

INGREDIENTES

2 cenouras

1 abobrinha

¼ de abóbora cabotiá (300 g sem casca)

2 latas de tomate italiano pelado em cubos (com o líquido)

1 pimentão vermelho

1 cebola

2 dentes de alho

2 colheres (sopa) de extrato de tomate

1 xícara (chá) de vinho tinto

5 colheres (sopa) de azeite

1 colher (chá) de páprica defumada

½ colher (chá) de sementes de erva-doce

1 rama de canela

1 folha de louro

2 ramos de tomilho

2½ colheres (chá) de sal

raspas de 1 limão-siciliano

MODO DE PREPARO

Comece o preparo pelo molho: descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave, seque e corte o pimentão ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as sementes e corte as metades em quadrados de 0,5 cm. 

Leve uma panela média ao fogo médio. Regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Junte o pimentão e mexa por mais 2 minutos. Adicione o alho, a folha de louro e refogue por 1 minuto para perfumar. Acrescente o extrato de tomate e refogue por cerca de 5 minutos, até formar um queimadinho no fundo da panela. Tempere com 1½ colher (chá) de sal, a pimenta calabresa e a erva-doce. 

Abaixe o fogo, acrescente o vinho e mexa bem com a espátula, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos. Junte o tomate pelado, adicione a canela e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando, até formar um molho encorpado. Enquanto isso, asse os legumes.

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).

Lave sob água corrente e seque bem a abobrinha — quanto mais sequinha estiver, mais dourada ela ficará ao assar. Corte a abobrinha ao meio, no sentido da largura, separando a parte mais fina da parte grossa. Corte a parte fina em rodelas de 1 cm e a parte grossa em meias-luas de 1 cm. Descasque e corte a cenoura em meias-luas de 1 cm. Descasque e corte a abóbora em cubos de 2,5 cm (no total, você vai ter cerca de 2 xícaras [chá] de abóbora). 

Numa tigela pequena, misture o azeite com 1 colher (chá) de sal e a páprica defumada — assim fica mais fácil para temperar os legumes de maneira uniforme.

Transfira os legumes cortados para uma assadeira grande, formando faixas — quanto mais espaçados estiverem, melhor para assar. Adicione os ramos de tomilho e regue com o azeite temperado. 

Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até dourar — na metade do tempo, vire os legumes com uma espátula para que dourem por igual. 

Misture os legumes assados no molho de tomate e finalize com as raspas de limão-siciliano. Reserve na panela mesmo para manter o molho aquecido e prepare a polenta.

PARA A POLENTA

INGREDIENTES

1½ xícara (chá) de polenta instantânea

2 xícaras (chá) de folhas de espinafre

7 xícaras (chá) de água (1,750 litro)

3 colheres (chá) de manteiga

½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso

2 colheres (chá) de sal

MODO DE PREPARO

Numa tigela, lave bem as folhas de espinafre. Cubra com água e adicione o bactericida de sua escolha. Deixe de molho por 15 minutos. Escorra a água do espinafre e enxágue as folhas.

Leve uma panela grande com a água ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo adicione o sal e acrescente a polenta aos poucos, mexendo com o batedor de arame para não empelotar. Mexa por mais 3 minutos até que a polenta fique cremosa. Atenção: o tempo de cozimento da polenta instantânea pode variar dependendo da marca; caso necessário, deixe cozinhar por mais alguns minutos. 

Desligue o fogo, adicione a manteiga, o queijo parmesão, as folhas de espinafre e misture bem — o espinafre vai cozinhar com o calor da polenta. Sirva a seguir com o ragu de legumes.
 



i7 Notícias
-->