Nutricionista ensina como lidar com os excessos de fim de ano

As comidas mais calóricas e o álcool são presenças confirmadas nas comemorações de final de ano. A nutricionista Sophie Deram ensina a aproveitar o momento sem neura.



As comidas mais calóricas e o álcool são presenças confirmadas nas comemorações de final de ano. A nutricionista Sophie Deram 
ensina a aproveitar o momento sem neura

O fim de ano é um período de muitas festas: confraternizações, copa do mundo, natal, ano novo. Muita gente reunida para celebrar e claro, muita comida. São preparados pratos especiais e saborosos para serem compartilhados com as boas companhias.

No entanto, uma mesa farta também pode gerar o medo de ganhar peso e trazer o sentimento de culpa. Com isso, há quem adote estratégias compensatórias, como fazer jejum, praticar exercício físicos em demasia e até pular refeições nos dias que antecedem as festas, quando, na verdade, de acordo com Sophie Deram, nutricionista autora do livro best-seller "O Peso das Dietas" compensar não é nem um pouco vantajoso.

“Ao adotar medidas compensatórias, acabamos restringindo a alimentação. E já sabemos que restringir gera mais apetite e maior desejo por alimentos, seja durante ou após as comemorações. E se quer saber...um exagero ocasional é totalmente normal. É comum repetir aquela sobremesa preparada com tanto carinho, ou o peru, temperado de forma especial. Além disso, a variedade de preparações e a grande quantidade de comida ofertada na presença de outras pessoas pode levar qualquer um a comer mais que o habitual, é o que chamamos de fome social.” Explica Sophie.

Então, caso ocorra exageros, compensar não é um bom caminho e Sophie Deram deixa 5 dicas para lidar com os excessos.

1-Escute o seu corpo

Em vez de privação de alimentos e dietas restritivas, ouça seu corpo. Ele comunica quando está com fome, quando atingiu a saciedade, quando está precisando de nutrientes e combustível e quando precisa descansar. É importante estar atento a isso e respeitar vontades.

2- Volte à sua rotina habitual 

As festas de fim de ano fazem parte de um período atípico do ano, após a celebração a dica é voltar à rotina, com horários regulares para se alimentar e consumindo preferencialmente comida fresca e caseira.

3- Aprenda a lidar com os excessos

Sabendo que as comemorações se aproximam, não coma menos nos dias anteriores com o intuito de se esbaldar e posteriormente restringir a alimentação novamente. “É importante estar bem nutrido antes e após essas comemorações. E ao longo das festas o melhor a se fazer é aproveitar, comendo até atingir a saciedade e beber com moderação”. Reforça Sophie.

4- Beba bastante água 

É importante hidratar-se e repor os líquidos perdidos nas festas. Portanto, consuma bebidas de que gosta, dando preferência à água.

5- Coma com prazer e sem culpa

“Lembre-se que não existem alimentos bons e ruins. Não é o petisco durante os jogos da copa ou a rabanada no Natal que irá fazer você engordar. Por isso, deixe as neuras de lado e saboreie os alimentos. Você vai ver que assim fica mais fácil comer com moderação”. Conclui Sophie Deram.

Sophie Deram

Sophie Deram Ph.D, doutora pela USP, é engenheira agrônoma, nutricionista, pesquisadora em comportamento alimentar, influenciadora, palestrante e autora dos livros best-sellers "O peso das dietas" e "Os 7 pilares da saúde alimentar".

Seu lema é ajudar as pessoas a fazerem as pazes com a comida e o corpo.

É *a nutricionista pioneira no Brasil da abordagem da nutrição sem dieta restritiva*. Defensora do prazer de comer e do comer consciente. Cunhou frases como “comer melhor e não menos”, “dieta engorda” ou “pode comer de tudo, mas não tudo”.

Desenvolveu o Método Sophie, um método de atendimento sem dieta voltado para todos os profissionais de saúde. Já são mais de 500 profissionais formados pelo Brasil.

Sophie é hoje um dos principais nomes da nutrição no Brasil e seus livros são referência nas faculdades de nutrição.



i7 Notícias
-->