Conta de luz em dezembro será com bandeira verde para todos os consumidores

Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, as quais possuem um custo mais baixo, informa Aneel.



Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, 
as quais possuem um custo mais baixo, informa Aneel

Em dezembro, as contas de luz dos brasileiros terão bandeira tarifária verde, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso significa que não haverá cobrança extra nas faturas, devido às boas condições de geração de energia no país.

Segundo o órgão regulador, a bandeira será válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional. O objetivo desse modelo tarifário é desestimular o consumo de energia elétrica, impondo cotas adicionais nas contas (bandeiras amarela e vermelha), quando as condições de geração no país não são favoráveis.

A ideia é evitar o acionamento de termelétricas, que geram energia mais cara, quando os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas estão baixos, em função da redução das chuvas. No entanto, neste momento, o país não enfrenta esse tipo de risco.

"Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, as quais possuem um custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas", informou a Aneel.

Mantida desde abril

A bandeira tarifária passou a ser verde para todos os consumidores brasileiros em 16 de abril deste ano, quando terminou a vigência da bandeira de escassez hídrica, instituída de forma emergencial por conta do baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas e da necessidade de acionamento de termelétricas.

Para os beneficiários de baixa renda, que usufruem da tarifa social de energia elétrica e ficaram de fora da cobrança adicional decorrente da escassez hídrica, a bandeira é verde desde dezembro de 2021.



i7 Notícias
-->