Polícia Civil de Maracaí prende motorista que furtava combustível de empresa de transportes

De acordo com a policia do Paraná, V. A. N., de 35 anos, estava sendo investigado por desviar combustível da empresa que o empregava em proveito próprio. 



De acordo com a policia do Paraná, V. A. N., de 35 anos, estava sendo investigado por desviar 
combustível da empresa que o empregava em proveito próprio

Um motorista de uma transportadora de combustíveis do Paraná foi preso na tarde da última quinta-feira (23), em Maracaí, quando foi surpreendido furtando galões de combustível da empresa da qual era funcionário.

Conforme boletim de ocorrência, a Polícia Civil de Maracaí recebeu solicitação para prestar apoio a um policial civil do Paraná para a realização de uma abordagem a um funcionário da empresa de transporte.

De acordo com a policia do Paraná, V. A. N., de 35 anos, estava sendo investigado por desviar combustível da empresa que o empregava em proveito próprio. 

Segundo as informações obtidas, o fato estaria acontecendo no pátio de um posto combustível localizado na Rodovia Raposo Tavares, no município de Maracaí. 

Os policiais já tinham a informação de como o motorista praticava o furto. Ele estacionava o caminhão no referido posto, retirava os litros da carga de combustível e colocava em galões. Por fim, armazenava os referidos galões no porta-malas de seu veículo particular, um modelo VW Santana de cor branca), já estacionado no posto de combustível. 

De posse de tais informações, as equipes foram até o referido posto de combustível e avistaram o veículo particular do suspeito. Na sequência, realizaram campana pelo local, pois a equipe já sabia que o motorista investigado chegariaa no local por volta das 15 horas. 

Aproximadamente no horário estipulado, o motorista estacionou o caminhão, foi até o veículo Santana, dirigiu o carro até próximo ao caminhão e começou a retirar os galões de um compartimento da carreta e colocou no porta-malas de seu veículo. Nesta oportunidade, os policiais abordaram o suspeito, sendo dada a voz de prisão e constatado que havia seis galões com combustíveis dentro do porta-malas do Santana. 

Indagado quanto à procedência do combustível, o autor afirmou estar retirando o excesso para não poluir o solo, fato este desmentido pela empresa. 

O representante da empresa, que também esteve na delegacia, informou que exerce a função de gestor de campo e que na tarde de quinta-feira, por volta das 16h30min, recebeu um chamado  para comparecer na Delegacia de Maracaí e acompanhar uma ocorrência envolvendo um motorista da firma.  Foi informado pelos policiais civis de Maracaí que o empregado já estava sendo monitorado por policiais civis do Paraná e que estes solicitaram apoio para realizarem a abordagem do motorista. 

No total, durante este trabalho de investigação foram apreendidos seis galões de 20 litros cada, sendo três galões com etanol e três galões com óleo diesel. 

O supervisor informou que, tanto os motoristas da empresa quanto os clientes que recebem os combustíveis, são orientados a não deixar sobras de combustível no tanque, nem tampouco estão autorizados a retirarem qualquer quantidade de combustível do tanque. Disse ainda que a carreta que V. A. N. dirigia e que foi abordada pelos policiais, estava carregada com etanol e que a carga anterior que transportou era de óleo diesel, o que condiz com os combustíveis apreendidos, objeto de subtração por parte do motorista. 

Durante interrogatório, o suspeito deu sua versão dos fatos: declarou ser motorista da empresa de transportes, com Sede em São José dos Pinhais (PR), há aproximadamente três anos; que desde que começou a trabalhar na empresa recebeu a orientação de que era necessário esgotar o tanque de combustível para não contaminar o próximo carregamento, pois carrega vários tipos de combustíveis, como diesel, gasolina e etanol. 

Por fim, declarou ainda que sempre quando descarrega no cliente, sobra em torno de 10 a 20 litros de combustível no tanque, e que retira essa sobra para poder carregar outros combustíveis. Afirmou que armazena em galões de 20 litros e acaba consumindo ou doando para terceiros, para não ter que jogar fora. Por fim, disse que se a empresa tivesse lhe orientado que não poderia ficar com essas sobras de combustível, que não faria isso jamais e que está arrependido. 

Na delegacia, o delegado deu voz de prisão em flagrante pelo crime de furto com base no artigo 155 do Código Penal,  por abuso de confiança ou mediante fraude, escalada ou destreza. O homem permaneceu preso a disposição da justiça.



i7 Notícias
-->