Centro Espírita Guilherme Prado promove distribuição de “Sopa Fraterna” todos os sábados

São atendidas mais de 200 pessoas, o que representa 45 famílias de Paraguaçu Paulista.



São atendidas mais de 200 pessoas, o que representa 45 famílias de Paraguaçu Paulista

O Centro Espírita Guilherme Prado de Paraguaçu Paulista promove distribuição de sopa todos os sábados, como parte do projeto “Sopa Fraterna”, para 45 famílias de Paraguaçu Paulista.

De acordo com a presidente do Centro, Ana Marta Francisca Raphael, a instituição espírita Guilherme Prado foi a primeira a ser fundada em Paraguaçu, em 26 de setembro de 1944. A associação tem por doutrina o espiritismo que preconiza os ensinamentos de Jesus, fomentando a caridade moral (que ensina o amor, a paciência, o perdão), e a caridade material, a fim de ajudar as pessoas com a doação de alimentos, agasalhos, cobertores, calçados e roupas. Além disso, oferece cursos para ensinar os assistidos a saírem da pobreza para que não fiquem dependentes do assistencialismo.

As atividades são realizadas às terças, às 20 horas, quartas e quintas-feiras, às 19h30,  quando ocorrem os estudos do ensinamento de Jesus, da doutrina espírita e os passes. “As atividades são abertas ao público. Aos sábados são oferecidos café da manhã e a sopa, produzidos pelos membros da diretoria e por alguns colaboradores do Centro. E, uma vez por mês, são entregues mini-cestas de alimentos, roupas, agasalho e sapatos para essas pessoas”, relata Ana Marta.

São oferecidas ainda oficinas de culinária e de artesanato, às terças-feiras, no período da tarde, como uma oportunidade para os assistidos aprenderem uma nova profissão e, também, a comercializar o que produzem. “O objetivo é mostrar que é possível ter uma nova vida. Damos o peixe sim, mas também ensinamos a pescar”, enfatiza a presidente.

No momento, o Centro Espírita Guilherme Prado está pleiteando se transformar em uma Organização Não Governamental – ONG, junto aos órgãos competentes e, para isso, conta com diretoria constituída, estatuto, regimento interno, inscrição na Receita Federal, INSS, CEF e está requerendo a inscrição municipal, entre outros trâmites.

O público-alvo do Centro Espírita são pessoas desempregadas ou subempregadas, com mais de 40 anos, com pouco estudo ou semianalfabetas. Os moradores em situação de rua também estão entre os atendidos. Atualmente são atendidas 45 famílias, número que dobrou de um ano para cá, pois em 2022 eram 25 famílias assistidas.

“Infelizmente, a situação ficou mais complicada. Cada família tem em média cinco, seis pessoas, o que representa mais de 200 pessoas atendidas por sábado. Por isso, a doação e a colaboração da comunidade são importantes para mantermos esse atendimento", diz Ana Marta.

A aquisição dos mantimentos para a produção da “Sopa Fraterna”, bem como a manutenção financeira do Centro Espírita são feitas pelos membros da diretoria e por colaboradores. Toda ajuda é bem-vida, portanto, os interessados em colaborar com doações de roupas, calçados, agasalhos, cobertores ou alimentos, podem entrar em contato com Ana Marta pelo telefone (18) 9 9613-1992.

Serviço:

Centro Espírita Guilherme Prado de Paraguaçu Paulista 

(18) 9 9613-1992
E-mail: [email protected]
Endereço: Rua Vereador Antonio Nascimento Neto, 69, Centro, Paraguaçu Paulista/SP



i7 Notícias
-->