Equipe de Saúde de Paraguaçu Paulista visita Santa Cruz do Rio Pardo para troca de experiências

Equipe de Saúde de Paraguaçu Paulista visita Santa Cruz do Rio Pardo para troca de experiências na área de atendimento domiciliar.



Equipe de Saúde de Paraguaçu Paulista visita Santa Cruz do Rio Pardo para troca de experiências na área de atendimento domiciliar

Na última quinta-feira (18), uma equipe do Departamento Municipal de Saúde de Paraguaçu Paulista esteve na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo para conhecer de perto o Serviço de Atenção Domiciliar – SAD, desenvolvido naquele município.

Esse serviço é caracterizado por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, garantindo continuidade de cuidados. Consiste no atendimento domiciliar feito por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, técnicas de enfermagem, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta e em Santa Cruz do Rio Pardo já existe a intenção de inserir profissionais de odontologia nesse quadro. 

Durante a visita técnica, o diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, juntamente com sua equipe, foi recepcionado pela Secretária de Saúde de Santa Cruz do Rio Pardo, Anelise Link Leitão, que explicou a importância da iniciativa para a cidade.

O objetivo do SAD é a desospitalização, oferecendo atendimento humanizado em especial aos pacientes com extrema dificuldade de locomoção. 

O programa, desenvolvido por meio de parceria com o Ministério da Saúde, promove consequente redução em casos de hospitalizações, visto que oferece mais tranquilidade aos pacientes, por estarem perto de seus familiares, além de integrar a família no processo de cuidado e ampliação da autonomia dos usuários atendidos.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde, a visita ao município vizinho para conhecer de perto a estrutura e funcionamento do SAD integra um estudo que o departamento está desenvolvendo, com o objetivo de fazer a implantação desse programa de assistência de saúde multidisciplinar no município de Paraguaçu Paulista. “Queremos oferecer um atendimento de qualidade e humanizado para quem necessita desse serviço na cidade”, destacou Egydio.

 



i7 Notícias
-->