Assis confirma primeira morte por febre maculosa em 2023

Vítima era um homem de 40 anos que esteve recentemente no Córrego da Fortuninha. Morte foi registrada no dia 26 de agosto mas a divulgação dos exames feitos foi feita nesta segunda-feira (11).



Vítima era um homem de 40 anos que esteve recentemente no Córrego da Fortuninha. Morte foi registrada no dia 26 
de agosto mas a divulgação dos exames feitos foi feita nesta segunda-feira (11)

A Secretaria de Saúde de Assis confirmou nesta terça-feira (12) a primeira morte por febre maculosa na cidade neste ano.

A vítima era um homem de 40 anos que esteve recentemente no Córrego da Fortuninha e frequentava a zona rural da região.

A morte foi registrada no dia 26 de agosto mas a divulgação dos exames feitos no Instituto Adolfo Lutz com a confirmação da causa aconteceu nesta segunda-feira (11).


Carrapato estrela é o vetor da bactéria que transmite a febre maculosa — Foto: Arquivo/Marketing Unoeste

A prefeitura alerta os moradores que frequentam áreas de risco, com a presença do carrapato estrela, transmissor da doença, para que evitem os locais ou em caso de necessidade, redobrem os cuidados.

Os sintomas da febre maculosa são semelhantes aos da dengue: dor de cabeça, febre, dor no corpo, dores abdominais, náuseas e, nessas condições, o morador precisa procurar a rede de saúde do município que atende esses tipos de caso.

A vigilância epidemiológica reforça que monitora e sinaliza as áreas consideradas de risco de transmissão da doença pela presença do carrapato estrela.



i7 Notícias