Temperatura em Paraguaçu Paulista pode chegar a 40ºC nesta semana

Em Paraguaçu, hoje a máxima poderá ser de 36ºC; na terça e na quarta, aumenta para 37ºC; na quinta-feira sobe para 39ºC; sexta e sábado chega aos 40ºC; e no domingo poderá passar da máxima de 41ºC.



Em Paraguaçu, hoje a máxima poderá ser de 36ºC; na terça e na quarta, aumenta para 37ºC; na quinta-feira sobe para 39ºC; 
sexta e sábado chega aos 40ºC; e no domingo poderá passar da máxima de 41ºC

Nos próxximos dias, a temperatura em Paraguaçu Paulista pode chegar a 40ºC.

Segundo a MetSul Meteorologia, as marcas no interior do estado de São Paulo podem até ultrapassar 40ºC.

O motivo do calor é a presença de uma massa de ar extremamente quente, que vai cobrir o Brasil nos próximos dias.

O estado de São Paulo registrou temperaturas semelhantes entre setembro e outubro de 2020. À época, uma bolha de calor se instalou na região sob um padrão de bloqueio atmosférico, com vários dias de calor extremo.

As altas temperaturas também deverão ser registradas em vários estados, com o calor "muito intenso" ou "extremo", caracterizado por marcas próximas de 40ºC, conforme a previsão da MetSul Meteorologia.

Em Paraguaçu Paulista, nesta segunda-feira, a máxima poderá ser de 36ºC; na terça e na quarta-feira, aumenta para 37ºC; na quinta-feira sobe para 39ºC; sexta e sábado chega aos 40ºC; e no domingo poderá passar da máxima de 41ºC.

Orientações

Calor extremo a excepcional, como previsto para esta semana, exige cuidados com a saúde. As recomendações dos especialistas são quase idênticas em todo o mundo diante de uma intensa onda de calor. 
A primeira e mais importante, beber grande quantidade de líquidos. Manter-se hidratado ajuda o corpo a suar e manter uma temperatura corporal normal. Igualmente importante é usar roupas folgadas e leves. Vestir roupas em excesso ou roupas justas não permite que o corpo esfrie adequadamente.

Outra orientação é se proteger contra queimaduras solares. As queimaduras solares afetam a capacidade do corpo de se refrescar, portanto proteja-se ao ar livre com um chapéu de abas largas e óculos de sol e use um protetor solar de amplo espectro com FPS de pelo menos 15. Ainda, é importante que ninguém fique em um carro estacionado sob o sol. Esta é uma causa comum de mortes relacionadas ao calor em crianças deixadas ou esquecidas em automóveis. Quando estacionado ao sol, a temperatura do carro pode subir mais de 10ºC em apenas dez minutos. Não é seguro, assim, deixar uma pessoa em um carro estacionado sob forte onda de calor mesmo que as janelas estejam abertas ou o carro esteja na sombra.

Os especialistas assinalam também que esforço físico deve ser evitado nas horas mais quentes do dia, entre 10 e 15 horas. Se não puder evitar atividades cansativas em tempo quente, beba líquidos e descanse com frequência em um local fresco. Tente agendar exercícios ou trabalho físico para as partes menos quentes do dia, como de manhã cedo ou à noite. 

O choque de calor é um dos maiores riscos durante um período de temperatura muito alta. É uma condição causada pelo superaquecimento do corpo, geralmente como resultado de exposição prolongada ou esforço físico em altas temperaturas. Esta forma mais grave de lesão por calor e insolação pode ocorrer se a temperatura do corpo subir para 40ºC ou mais e requer tratamento de emergência. A insolação grave ou choque de calor não tratados pode danificar rapidamente o cérebro, o coração, os rins e os músculos. O dano piora à medida que o tratamento é adiado, aumentando o risco de complicações graves ou morte.

ÓPTICA JOVEM


i7 Notícias