Primavera começa com altas temperaturas e baixa umidade do ar no Estado de São Paulo

De acordo com os meteorologistas do Inmet, a previsão é que a temperatura máxima chege a 39°C neste sábado (23), em Paraguaçu Pulista. 



Primavera começa com altas temperaturas e baixa umidade do ar no Estado de São Paulo

A primavera começou oficialmente neste sábado, às 3h50 (horário de Brasília), embalada por uma onda de calor extremo e atípico no estado de São Paulo. Neste primeiro fim de semana da estação, a previsão é que novos recordes sejam batidos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com os meteorologistas do Inmet, a previsão é que a temperatura máxima chege a 39°C neste sábado (23), em Paraguaçu Paulista. 

No domingo (24), segundo o Inmet, o dia será ainda mais quente e, novamente, as temperaturas devem alcançar o índice mais alto do ano. Existe a possibilidade de a máxima bater os 40°C, fazendo o clima se assemelhar a um verdadeiro “caldeirão”.

Alerta vermelho
Por causa do aumento gradual das temperaturas, o Inmet elevou para “vermelho” (veja abaixo) o nível de alerta em São Paulo e outros 10 estados (Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão e Tocantins), além do Distrito Federal. O alerta prossegue até a próxima terça-feira (26), às 18h.

O aviso do Inmet corresponde a um aviso de “grande perigo”. Ele é emitido quando um fenômeno meteorológico é considerado de intensidade excepcional. Nessas situações, as temperaturas podem ficar 5 °C acima da média para o mês nas áreas afetadas.

Na última quinta-feira (21), a Defesa Civil do estado também emitiu um alerta especial por causa do calor fora de época. O órgão orienta a população a se hidratar constantemente, manter os ambientes umidificados, evitar a exposição ao sol e a prática de exercícios físicos em ambientes abertos, especialmente no período entre 10h e 16h. O uso de protetor solar também é recomendado.

De acordo com o Inmet, o calor dará uma pequena trégua na segunda-feira (25), quando uma frente fria passará rapidamente pela faixa leste do estado – o que inclui a região metropolitana. Não haverá frio nem chuva forte. Na terça-feira (26/), contudo, as temperaturas vão voltar a subir, como nesta semana.

Segundo o governo de São Paulo a população está sendo orientada pela Defesa Civil sobre a necessidade de hidratação constante, os cuidados com a exposição direta ao sol nos horários mais críticos e o uso de umidificadores em ambientes fechados.

 


i7 Notícias