Cem mil pessoas podem perder o Bolsa Família caso não regularizem pendências

Bolsa Família: 100 mil famílias podem ter pagamento bloqueado este mês; veja o que fazer



Bolsa Família: 100 mil famílias podem ter pagamento bloqueado este mês; veja o que fazer

O governo federal informou que cerca de 100 mil famílias cadastradas no Bolsa Família podem ter o pagamento suspenso por irregularidade no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Quem não regularizar a situação terá o pagamento bloqueado já neste mês de janeiro.

As famílias que tiverem o benefício bloqueado em janeiro devem verificar a situação do CPF junto à Receita Federal e, se necessário, regularizá-la junto ao órgão. Após a regularização, é necessária a atualização dos dados junto à gestão municipal do Cadastro Único. Após essa etapa, a retirada da pendência ocorrerá de forma automática no Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) V2.

Como saber se o CPF está irregular?

Para saber a situação do CPF da família, o responsável familiar pode consultar o aplicativo do Cadastro Único para celulares.

O beneficiário será notificado e terá seis meses para regularizar a situação. Se houver pendência no CadÚnico, a orientação da pasta é para que a família verifique a situação na Receita Federal e tente regularizar.

Depois, é preciso atualizar o Cadastro Único para voltar a receber o Bolsa Família. No site da Receita, é só clicar em “consultar meu CPF”, colocar o número do documento e a data de nascimento.

Em seguida, em “consultar” e então será gerado o comprovante da situação cadastral do CPF. A partir daí, se houver pendências, clicar em Meu CPF e atualizar. Depois, em regularizar.

Essa regularização pode ser obtida pelo e-mail da Receita Federal do estado do beneficiário, por um formulário online ou em um posto de atendimento presencial.

 A retirada da pendência é automática no Sistema de Benefícios ao Cidadão. De acordo com o ministério, o pagamento do Bolsa Família não tem relação com dívidas financeiras no cadastro do beneficiário.

Se a situação não for resolvida em até seis meses, o benefício do Bolsa Família será cancelado.



i7 Notícias