Inquérito é aberto pela DIG de Assis para investigar morte de jovem após perseguição policial

Câmera de segurança registra momento em que policiais rendem e agridem motociclista ferido após queda durante fiscalização de trânsito.


A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Assis (SP) anunciou a abertura de um inquérito para investigar a morte de João Marcelo Novaes dos Santos, de 23 anos, ocorrida no dia 29 de fevereiro. O jovem veio a óbito após uma perseguição policial que culminou em sua queda durante uma fiscalização de trânsito.


João Marcelo não resistiu aos ferimentos e faleceu na última sexta-feira (8) (Foto: Redes sociais)

Segundo relatos, a tragédia teve início quando João Marcelo desrespeitou uma ordem de parada emitida durante a referida fiscalização. A Polícia Militar iniciou então uma perseguição pelas ruas da cidade em busca do motociclista. Entretanto, o desfecho da perseguição foi registrado por uma câmera de segurança. A filmagem capturou o momento em que os policiais se depararam com João Marcelo caído no chão após perder o controle da direção de sua moto. Surpreendentemente, em vez de prestar auxílio imediato ao jovem ferido, os agentes o renderam e começaram a agredi-lo. Somente após a intervenção dos próprios policiais, o Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro à vítima.

João Marcelo foi levado inicialmente para uma unidade de pronto-atendimento em Assis e posteriormente transferido para o Serviço Referenciado de Urgência e Emergência (NAR). Infelizmente, o jovem sofreu uma parada cardíaca. O médico que o atendeu informou à família que ele apresentava hemorragia e diversos ferimentos internos.

Apesar de ter passado por uma cirurgia, João Marcelo não resistiu aos ferimentos e faleceu na última sexta-feira (8). Sua morte lançou luz sobre questões cruciais envolvendo condutas policiais durante operações de segurança e reacendeu debates sobre o uso da força em situações de abordagem.

A família do rapaz informou que ele não parou na abordagem porque estava com a carteira de habilitação irregular.

A abertura do inquérito pela DIG de Assis visa esclarecer os eventos que levaram à tragédia e determinar as responsabilidades envolvidas. A sociedade aguarda por respostas e medidas que garantam a segurança e a integridade dos cidadãos durante a atuação das forças policiais.
 



i7 Notícias