Consulta pública aberta para Projeto de Concessão dos Resíduos Sólidos em dez municípios

Iniciativa busca modernizar o manejo dos resíduos sólidos e valorizar catadores


Em um movimento inovador para a gestão ambiental, o Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (CIRSOP) disponibilizou para consulta pública um ambicioso projeto de concessão dos serviços de manejo dos resíduos sólidos domésticos. Este projeto, que permanecerá acessível até o dia 03 de maio de 2024 no site do CIRSOP, tem o potencial de beneficiar dez municípios da região, incluindo: Álvares Machado, Caiabu, Paraguaçu Paulista, entre outros, prometendo avanços significativos na gestão de resíduos e na preservação ambiental.

A documentação, disponível eletronicamente, detalha um plano de ação que engloba a coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final dos resíduos domésticos e similares, com uma forte ênfase na valorização desses materiais. Ao invés de seguir diretamente para aterros sanitários, os resíduos passarão por processos como compostagem, reciclagem e aproveitamento energético, garantindo um aproveitamento máximo e alinhado com práticas de sustentabilidade.

Além disso, o projeto prevê a realização de uma audiência pública no dia 30 de abril de 2024, que será um espaço aberto para apresentação das diretrizes do projeto, coleta de sugestões e esclarecimento de dúvidas por parte dos interessados. O evento ocorrerá no Centro Histórico-Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, das 10h00 às 12h00, marcando um momento crucial para a participação cidadã no aperfeiçoamento da gestão pública dos resíduos.

Um dos aspectos mais inovadores do projeto é a criação do Fundo Verde, uma iniciativa financiada pela futura concessionária que visa apoiar as organizações de catadores. Este fundo contribuirá para a melhoria da estrutura operacional destas organizações, além de fomentar a capacitação profissional e remunerar os serviços de coleta, triagem e comercialização do material reciclável.

O projeto também promete trazer ganhos ambientais expressivos, como a redução significativa do volume de resíduos destinados aos aterros sanitários e a diminuição dos gases de efeito estufa, graças à recuperação de recicláveis e à geração de energia a partir de resíduos. Prevê-se que, ao longo dos 30 anos de concessão, quase 2 milhões de toneladas de resíduos serão desviadas do aterro, contribuindo para um ambiente mais saudável e sustentável.

Esta consulta pública representa uma oportunidade única para que a população e os usuários dos serviços de coleta de resíduos domiciliares e similares tenham voz ativa no processo de modernização da gestão dos resíduos sólidos na região. Com o engajamento de todos, os municípios participantes podem se posicionar na vanguarda da sustentabilidade ambiental e da responsabilidade social, trazendo benefícios concretos tanto para o meio ambiente quanto para as comunidades locais.



i7 Notícias
-->