O Ministério da Saúde, em uma iniciativa conjunta entre a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), o Departamento do Programa Nacional de Imunizações e a Coordenação-Geral de Farmacovigilância, anunciou a abertura de inscrições para o curso "Vigilância ESAVI: ênfase na notificação, investigação e no uso do e-SUS Notifica". Este curso à distância (EaD) é direcionado aos profissionais da saúde que atuam nas áreas de vigilância, assistência em saúde e especificamente nas salas de vacinação espalhadas por todo o Brasil.
Disponibilizando um total de 50 mil vagas, o curso busca aprimorar as habilidades dos profissionais da saúde na identificação, notificação e investigação de Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI). O principal objetivo é fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância (SNV) em relação a esses eventos, promovendo maior segurança e confiança nas vacinas disponibilizadas à população.
Desenvolvido em parceria com instituições renomadas como a Fiocruz, a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o curso proporcionará aos participantes um entendimento aprofundado sobre a importância da vigilância de ESAVI. Com uma carga horária de 45 horas, a matrícula e realização do curso ocorre entre 08 de abril e 31 de julho de 2024, e as inscrições estarão abertas até o dia 28 de junho.
Para mais informações do curso acesse este link.