1º Simpósio TEA em Paraguaçu Paulista: enfoque multidisciplinar no autismo

Evento reúne especialistas para discutir abordagens integrativas no tratamento do Transtorno do Espectro Autista


Na última quinta-feira, 11 de abril, a Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista sediou o 1º Simpósio TEA "Um olhar para o espectro", um evento pioneiro organizado pela Clínica TEA em colaboração com o CAPS e o Departamento Municipal de Saúde. O simpósio atraiu especialistas em diversas áreas do conhecimento com o intuito de discutir abordagens e tratamentos eficazes para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), envolvendo a comunidade, educadores, profissionais da saúde e familiares de pessoas com TEA.

O evento contou com uma série de palestras que abordaram desde a linguagem pragmática no autismo, nutrição especializada, até intervenções psicomotoras e comorbidades durante a adolescência. Entre os destaques, Priscila Reis, fonoaudióloga e coordenadora da Clínica TEA, explorou a "Linguagem Pragmática no TEA". Luciene Maia, nutricionista, apresentou "O olhar do nutricionista junto ao TEA", ressaltando a importância da alimentação no desenvolvimento e bem-estar dos indivíduos autistas.

Marcelo Vergílio, psicomotricista, discutiu as intervenções psicomotoras no TEA, enquanto Mariana Móvio, psicóloga, falou sobre "Adolescência, autismo e comorbidades", uma fase desafiadora para o jovem com autismo e seus familiares. Encerrando as palestras, o fisioterapeuta Ebio dedicou um momento para esclarecer dúvidas, proporcionando uma interação rica e informativa com o público.

Além das discussões técnicas, o simpósio foi também uma celebração das capacidades e talentos dos jovens com TEA. Destacou-se a leitura de um poema por Arthur e uma mostra de artes realizada por Rafael, Eduardo e Maria Teresa, evidenciando o potencial criativo e expressivo dos participantes.

Segundo Priscila Reis, a iniciativa busca não apenas educar e informar sobre o TEA mas também criar um espaço de diálogo e compreensão sobre os desafios e potenciais de pessoas com esse transtorno, promovendo uma maior integração na sociedade. O sucesso do evento reforça a necessidade de continuar essas discussões e expandir o conhecimento sobre o espectro autista em todas as camadas da população.



i7 Notícias
-->