Estado de São Paulo agiliza acolhimento no trânsito com Selo TEA para veículos

Mais de 2 mil selos de identificação são emitidos em uma semana para veículos que transportam pessoas com autismo


O estado de São Paulo tem dado passos significativos em direção à inclusão e respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no trânsito. Em apenas uma semana após o lançamento, 2.264 selos de Identificação Veicular TEA foram emitidos, reforçando o compromisso do estado com a criação de um ambiente mais acolhedor e compreensivo para a diversidade.

Este avanço vem somar-se à já expressiva marca de mais de 45 mil emissões da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) em todo o estado, o que demonstra o contínuo esforço de São Paulo em promover políticas inclusivas.


“Esta nova iniciativa simboliza nossa determinação em construir uma sociedade mais inclusiva e atenta às necessidades especiais de cada cidadão”, enfatiza Marcos da Costa, secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência. / Imagem: Divulgação

Para facilitar o acesso a essa identificação, um adesivo com QR Code que valida a veracidade do documento deve ser colocado no veículo. Este conta com a mensagem: “Pessoa com autismo a bordo. Seja gentil, não buzine”, promovendo assim, além da identificação, a conscientização dos demais motoristas.

O processo para a obtenção do Selo de Identificação Veicular é simples, tanto para os que já possuem a CipTEA quanto para novos beneficiários, e pode ser feito inteiramente online [neste link].


O site oficial oferece um guia detalhado passo a passo para a emissão do selo, garantindo praticidade e acessibilidade.

Este serviço digital é uma demonstração de como a tecnologia pode servir como uma ponte para a inclusão e o respeito, eliminando barreiras e promovendo a gentileza no cotidiano urbano, onde a pressa muitas vezes prevalece.

Com o selo TEA, o estado de SP espera não apenas melhorar o dia a dia no trânsito para essas famílias, mas também fomentar uma maior compreensão e empatia por parte de toda a sociedade.



i7 Notícias