Inovação Sustentável: Filme bioplástico feito de casca de banana revoluciona embalagens

Transformando resíduos em recursos: Embrapa desenvolve bioplástico com propriedades antioxidantes e de proteção UV


A pesquisa pioneira da Embrapa está transformando as cascas de banana, um subproduto frequentemente descartado, em uma solução inovadora e sustentável para a indústria de embalagens.

O desenvolvimento de filmes bioplásticos a partir das cascas de banana não só contribui para a redução do desperdício alimentar, mas também oferece uma alternativa ecológica aos plásticos convencionais.

Processo de transformação

O processo inicia-se com a secagem das cascas de banana, que são posteriormente moídas até se transformarem em uma farinha fina.

Essa matéria-prima é então dispersa em água e submetida a um tratamento hidrotérmico em autoclave, o qual é crucial para liberar compostos benéficos contidos nas cascas. Esses compostos são essenciais para a formação do filme bioplástico.


Após o tratamento, a mistura é espalhada em uma placa de vidro e deixada para secar, formando uma camada uniforme que resulta no filme bioplástico.

Produto final

O produto não só utiliza a casca da banana em sua totalidade, evitando extrações desnecessárias, mas também incorpora propriedades antioxidantes e de barreira contra radiação UV.

Este bioplástico tem potencial particularmente significativo para embalar alimentos como: nozes, castanhas e granolas, que são altamente suscetíveis à oxidação.

A utilização deste tipo de embalagem pode prolongar significativamente a frescura e a qualidade desses produtos.


Assista ao vídeo

Com essa inovação, a Embrapa aborda eficazmente o problema do desperdício de subprodutos alimentares e apresenta uma solução prática e sustentável para os desafios ambientais contemporâneos, demonstrando que é possível transformar resíduos em recursos valiosos.



i7 Notícias
-->